É um estudo fascinante! Boa Leitura! ENCONTRE seu assunto preferido em " MARCADORES" na lateral dir

É um estudo fascinante! Boa Leitura! ENCONTRE seu assunto preferido em " MARCADORES" na lateral dir
Informações: helofontoura@hotmail.com

sábado, 19 de junho de 2010

22 - DIABETES - Emagreça sem sofrimento - -Terapias Alternativas são utilizadas para tratar diabetes - A metafísica da Diabete - Terapias complementares - Extrato de canela - orégano - Eurytrema pancreaticum - Metafísica da Diabete - Dicas - Minerais para Diabetes - Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura Pâncreas - Diabetes Infantil - Semente do LINHO


Itens nesse tópico

- sangue ácido
- Importância do Zinco e Vitamina B
- Eurytrema pancreaticum
- De olho no Metanol
- Minerais
- vitamina D
- Os 4 minerais da Barreira Inter-Mentes Celular
- Nutrientes vitais para a função neurológica
- 4 minerais importantes para o tratamento do Diabetes e suas funções
- Estamos muito acostumados a relacionar pâncreas=insulina.
- O suco pancreático compõe-se de água, sais, mucinas e de diferentes enzimas de ação digestiva.
-  Sobre o Orégano para Diabetes
- Diabetes: Como controlar a glicemia, a neuropatia, a retinopatia e como diminuir a resistência a insulina.
- A metafísica da Diabetes - quero colocar mais sobre ... tem um estudo legal sobre a sensibilidade, glândula pineal e sobre o controle,
- Terapias complementares
- Várias possibilidades Alternativas:
-Aromaterapia
-Sucoterapia
-Yôga, Meditação e Exercícios de Respiração podem melhorar a circulação sanguínea, assim como a digestão, ajudando no tratamento do diabetes.
- Medicina Ayurvédica.
- Reflexologia e Massagens Orientais.
- Extrato de canela pode reduzir fatores de risco associados ao diabetes
Substância contém antioxidantes que podem ajudar a combater também o aparecimento de doenças cardíacas
-Confira os alimentos indicados para consumo e suas quantidades nas tabelas de controle de alimentos para diabéticos:
- Definições Tradicionais da Diabete
- Fitoterapia Ocidental.
- Medicina Tradicional Chinesa.
- Acupuntura e o Diabetes.
- Acupressão
- Louise Hay
- DIABETES E A METAFÍSICA
- DIABETES INFANTIL
- Vamos conhecer o pâncreas.
- Obesidade
- Lidar com diabetes e estresse
- Prece da serenidade
-Exercício para combater o estresse
- O Orégano - ácido rosmarínico.
- Semente de Linho.
- Amêndoas.
- Convidamos uma nutricionista para elaborar uma lista de supermercado exclusiva para quem tem diabetes.
7/2/2011 - Revista Saúde
- Vídeo Glandulas e Hormônios
- Alimentos e seus grupos
- DIABETES MELLITUS ( DM ) 


BOA LEITURA! 

  Muita procura sobre o Diabetes. A Diabetes não é simplesmente Pâncreas e Insulina.Tem um fator muito forte do funcionamento correto do fígado.  Como a Eletroterapia - GFU - promove essa limpeza e reequilíbrio do órgão o uso é muito bom para os diabéticos.


 O Diabético TEM um sangue ácido e com falta de oxigênio. Uma das maiores comprovações de um Diabetes descompensado é a glicemia abaixar se a pessoa ficar, por exemplo, algumas horas na mata com umidade ou perto de uma cachoeira.

- Fica claro no Diabetes a importância do uso do GFU na limpeza das toxinas, oxigenação sanguínea e aumento das defesas imunológicas. A Diabetes sofre um descontrole mediante qualquer inflamação, infecção, estresse , depressão entre tantos outros fatores causados por um desequilíbrio do TODO.


O Diabético tem um sangue acidificado e por esse motivo é que a Diabetes acaba promovendo patogenias em diversos órgãos.(o sangue passa por todo o corpo) O uso constante do aparelho promove a diminuição do uso de insulina. Faça um controle melhor e não deixe de ir ao seu médico.

Conforme a pessoa vai usando o aparelho GFU ele vai promovendo a limpeza do sangue, órgãos e aumentando as defesas. O sistema imunológico volta a funcionar corretamente e os demais sistemas (que estão interligados) também voltam a funcionar.

Logo no primeiro mês de uso a pessoa sente uma grande diferença na disposição, sono, depressão e disposição. Na sequência deixa de ter vontade de pães, farinhas e doces que são alimentos que acidificam o sangue e " pedidos" pela Cândida Albicans - fungo muito comum em Diabéticos .

Vamos às pesquisas:

A Diabetes tem como característica o sangue ácido e aí o Diabético é um hotelzinho de Luxo para as bactérias.No Tópico  pH explica legal sobre:
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com.br/2011/03/x_5013.html
 É comum as mulheres com Diabetes terem a tão famosa e chata Candidíase pela acidez da urina. Em Candidíase algumas dicas.




















Do livro É PRECISO TER ESTOMAGO



EURITREMAS
Eurytrema pancreaticum
Esse parasita vive nos dutos pancreáticos e gosta de humanos, bovinos, ovinos, suínos, macacos e camelos. É encontrado em muitos lugares do Oriente e algumas áreas da América do Sul. Seu ciclo de vida envolve dois hospedeiros intermediários, o caramujo e o gafanhoto, num processo de amadurecimento que leva dois anos. A infecção do hospedeiro definitivo se dá quando ele come o gafanhoto ou algum hospedeiro infectado.
Vários pesquisadores, entre eles a dra. Hulda Clark, afirmam que a infestação do pâncreas por parasitas causa diabete. O Eurytrema cava caminhos nos próprios tecidos pancreáticos, produzindo neles uma verdadeira devastação. Segundo o médico Michel Briamonte, em seu site WellnessWeb, alguns pacientes diabéticos puderam normalizar totalmente suas taxas de glicose e suspender os remédios depois de fazer um programa completo de exterminação dos parasitas, vírus  fungos, bactérias e metais pesados. VEJA NOVAMENTE A IMPORTÂNCIA DE USAR O GFU O ideal seria que exames de fezes detalhados pudessem apontar a existência do parasita, mas isso é difícil; a melhor maneira é fazer essa limpeza parasitária e checar os resultados com a melhora dos sintomas.

Diabetes
Todos los diabéticos tienen un parásito común, La Eurytrema pancreaticum, el parásito pancreático del ganado vacuno, en nuestro propio páncreas. Es posible adquirirlo, una y otra vez, comiendo carne vacuna o productos crudos.    Veja a importância da Eletroterapia!

La Eurytrema no se establecerá ni multiplicará en nuestro páncreas sin la presencia de metanol. El metanol contamina nuestros alimentos, se encuentra en alimentos procesados, agua embotellada, edulcorantes, gaseosas, formulas para bebes y todos los polvos para preparar bebidas, aún los específicos para la salud. Presumo que el metanol se utiliza para limpiar el equipamiento utilizado para la manufactura. Si su hijo tiene diabetes no utilice nada que venga en latas, empacado o embotellado, excepto la leche común y ningún alimento procesado.


¡Los edulcorantes están contaminados con metanol! ¡En lugar de ayudarlo a lidiar con la diabetes la están promoviendo! No los consuma.

Las drogas que estimulan a su páncreas a producir mas insulina pueden estar contaminados con solventes. Pruebe si contienen metanol y cambie tipos y envases hasta que encuentre uno puro. Es posible que no los necesite mas, así que un gasto extra puede ser rápidamente recompensado.

Muchas personas pueden desintoxicarse de importantes cantidades de metanol que contaminan nuestros alimentos. Ellos no tienen alimento enmohecido, ácido Kojico, establecidos en sus cuerpos como los diabéticos. He encontrado ácido Kojico en el café, y papas con zonas grisáceas en su interior. No consuma papas decoloradas o peladas, aunque estén cocidas u horneadas. Ser capaz de desintoxicar una sustancia venenosa como el metanol debería darnos una justificación para no consumirlos. Todos los venenos son malos para nosotros. No los consuma.



































Todos los diabéticos también son portadores de un virus, el virus HA en el páncreas. Este virus crece en la piel formando verrugas, pero se extiende al bazo o hígado, al lado del páncreas.  El virus HA indudablemente pertenece al parásito pancreático.


Advertencia: La información aquí reproducida, salvo donde se lo indique, proviene de los libros de la Dra. Hulda Clark. Se trata de resultados de investigación relativamente nuevos, que han demostrado ser útiles, tal como lo describe la Dra. Hulda Clark en sus libros. Su investigación está basada en el ensayo de biorresonancia 



DIABETES- Há muitos anos no Brasil sais minerais naturais com mais de 50 elementos e pouquíssimo divulgado. SE QUISER CONHECER MAIS SOBRE: http://mineraisnaturais.blogspot.com/ 

Para melhorar o controle da glicemia
Cromo,zinco,manganês,cobre,magnésio,lítio,vanádio,vitamina C, piridoxina, alfacetoglutarato, biotina, niacina, ácido graxo Omega 3,  fibras, carboidrato complexo, diminuição de gordura

Para retardar neuropatia
Complexo B, Vitamina B1, Vitamina B6, Vitamina B12, Inositol, Biotina, Ácido gamalinolênico (óleo de prímula), Ácido lipoico, Coezima Q10.

Para retardar retinopatia
Magnésio, Zinco, Selênio, Beta caroteno, Cromo, Manganês, Vitamina C.

Para diminuir resistência a insulina
Fósforo, Potássio, Magnésio. Deficiência mais comum no diabetes insulino dependente

Alguns Nutrientes alcançaram o Status de Vitais às funções Neurológicas como :
Lítio
Fontes : água mineral, algas marinhas, clorela,gengibre,caldo-de-cana,leite materno.

Manganês
Fontes:castanhas ,granola ,espinafre

Magnésio
Fontes : tofu,castanhas,gérmen de trigo , granola,espinafre,linguado

Cálcio
Fontes: sardinhas,iogurte,tofu, espinafre, agrião

Zinco
Fontes : Ostras, gérmen de trigo, fígado

Ácido Fólico
Fontes : fígado,espinafre,feijão, brócolis

Vitamina B12
Fontes: ostras, atum.

Vitamina B6
Fontes: banana, granola

Colina e Inositol
Fontes: Lecitina de soja, ovos caipira, gérmen de trigo, granola

Triptofano e Tirosina
Fontes: Leite Materno,ovos, proteína de soja, lentilhas , aveiaDiabetes: Além de melhorar OS problemas oculares linkados com o diabetes, limões contém hesperitina que abaixa os ácidos no sangue, especialmente os níveis de ácido sector do açúcar da glicose.


Inflamação no cérebro pode acarretar diabetes tipo 2

Uma relação pouco cogitada há 15 anos ganha cada vez mais força no estudo das causas da obesidade: a inflamação do hipotálamo – uma estrutura com 1,5 cm³ que compõe o cérebro e é responsável pela regulação da fome e do gasto de energia – pode ser causada pela ingestão de gorduras saturadas e não somente pelo hábito de comer muito.

Como se não fosse suficiente, a alteração do órgão, apontada como uma das principais causas para a obesidade, também pode levar à alteração da função do pâncreas, local responsável pela produção de insulina. A substância transporta a glicose presente no sangue para dentro das células, permitindo a produção de energia, vital para o corpo sobreviver.

O pesquisador Lício Velloso, do departamento de Clínica Médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estuda há dez anos a ligação entre a comida ingerida pelas pessoas com o ganho de peso e testou ratos em laboratórios para notar qual o efeito da mudança no hipotálamo para a regulação do peso.

As descobertas vão desde a identificação do órgão como responsável direto pelo ganho de peso até a ligação da inflamação com a falência das células pancreáticas em garantir ao corpo a insulina. O final da história é o aparecimento de diabetes tipo 2.

O efeito vem da inflamação do hipotálamo, causada pela presença de longas cadeias de ácidos graxos saturados, com mais de 14 átomos de carbono. O sistema imunológico do cérebro é ativado na presença dessas substâncias por serem parecidas com as encontradas em bactérias.

“O organismo é levado a pensar que há uma ameaça e então uma inflamação do órgão acontece”, explica o especialista. “Com a produção de citocinas para defesa do corpo, a função de um neurotransmissor do hipotálamo é afetada.”

Neurotransmissor 

Velloso faz referência ao alfa-MSH, estrutura responsável por mandar sinais para inibir a fome e acelerar as atividades de gasto de energia. Localizado na região do núcleo arqueado do hipotálamo, o neurotransmissor responde à presença de insulina e leptina, ordenando o organismo a cessar a vontade de comer.

Mas a presença de processos inflamatórios faz com que o alfa-MSH desenvolva resistência às substâncias que alertam sobre as condições de reserva de energia disponíveis no organismo. “Com citocinas como a tumor necrosis factor (TNF), a vida dos neurônios é atrapalhada”, afirma Velloso.

Diabetes 2 

A falência das células-beta das ilhotas de Langerhans, localizadas no pâncreas, levam ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, junto com a resistência do corpo à insulina. A causa para a exaustão das estruturas responsáveis pela secreção de substância também está ligada à inflamação do hipotálamo.

“É a união de dois problemas: o hipotálamo não controla mais a fome e a pessoa fica obesa e, por outro lado, ainda atrapalha a função do pâncreas para secreção da insulina”, explica o pesquisador da Unicamp.

Sem a secreção, a glicose presente no sangue não consegue entrar nas células para produção de energia na forma de ATP.

Soluções 

Enquanto remédios para diminuir ou eliminar a condição adversa no hipotálamo não surgem, Velloso acredita que a solução possa estar na mudança de práticas por parte dos fabricantes de comida. “Políticas de nutrição do governo precisam estimular a indústria alimentícia a substituir, nos alimentos industrializados, gorduras saturadas por insaturadas”, diz o especialista. “É o caso da troca do que faz mal ao corpo por ômega 3 e 9, por exemplo.”

Segundo Velloso, mesmo uma mulher com 1,70 metro e 65 quilos, ao ganhar 4 quilos, pode quase dobrar as chances de desenvolver diabetes tipo 2. O padrão também serve para os homens, ainda que de forma mais discreta.

“Há apenas 20 anos a OMS passou a encarar a obesidade como doença. Os passos são lentos, mas agora, pelo menos, nós sabemos que a causa está no hipotálamo”, diz Velloso. “A prática clínica ensina que recomendar dietas a obesos, pura e simplesmente, não adianta. É preciso mudar o padrão dos nossos alimentos.”

Esta notícia foi publicada em 30/08/2010 no sítio ambientebrasil.com.br. Todas as informações nela contida são de responsabilidade do autor.


7/12/2011 - Fonte: Minha Vida   

Uma pesquisa feita pelo Centro Médico da Universidade do Texas (EUA), descobriu que baixos níveis de vitamina D (falta de exposição ao sol) estão relacionados ao surgimento de diabetes tipo 2 em crianças. Também foi encontrada uma forte relação entre obesidade infantil e a quantidade dessa vitamina presente no corpo dos jovens.

O estudo incluiu mais de 400 crianças e adolescentes com idade entre seis e 16 anos e com obesidade, além de 87 pessoas na mesma faixa etária e com peso normal, para o grupo de controle. Os pesquisadores mediram os níveis de vitamina D, açúcar no sangue e insulina, juntamente com o índice de massa corporal (IMC) e pressão arterial. Os jovens também foram questionados sobre as suas dietas.

Os resultados mostraram que as crianças com obesidade eram três vezes mais propensas a ter baixos níveis de vitamina D do que crianças que não estão acima do peso, e aquelas que apresentavam baixos níveis da vitamina eram associadas a um maior grau de resistência à insulina. 

Isso significa que elas não conseguem utilizar a insulina de forma eficiente para converter os açúcares dos alimentos em combustível para as células. O diabetes tipo 2 ocorre exatamente quando o organismo não produz insulina suficiente ou as células se tornam resistentes à insulina.

Os pesquisadores também notaram que a maioria das crianças com obesidade pulava o lanche da tarde e bebia mais refrigerantes. Eles acreditam que esses hábitos, portanto, podem contribuir indiretamente para diminuir os níveis de vitamina D. Os especialistas ainda afirmam que a pesquisa comprova evidências de que a vitamina D pode ajudar a aumentar a produção de insulina.

Aprimore o consumo de vitamina D com cinco alimentos

A vitamina D ajuda no combate à hipertensão, no controle de peso e na prevenção da osteoporose, já que é fundamental para a manutenção do metabolismo do cálcio e, logo, no desenvolvimento ósseo. A nutricionista Astrid Pfeiffer lembra também que ela tem importante papel no funcionamento adequado da tireoide e na secreção de insulina pelo pâncreas. "No sistema imune, ela é responsável por aumentar a funcionalidade das células Natural Killer (NK), responsáveis por destruir os invasores do sistema imunológico", adiciona a nutricionista Adriana Fanaro Oliveira.

A principal fonte dessa vitamina é a luz solar, que estimula a produção do nutriente por nossa pele. A nutricionista Priscilla Baracat ensina que 10 a 15 minutos de contato com a luz do sol, de duas a três vezes por semana, evitando a exposição entre as 10h e 16h, já são suficientes. A obtenção pela luz do sol é preferível porque, como explica Adriana, os alimentos que contêm quantidades consideráveis de vitamina D também são ricos em gorduras e, por isso, deve-se tomar cuidado com o consumo.

A recomendação diária - fornecida pelo U.S. Dietary Reference Intake (DRI) - varia de acordo com a idade e o sexo:

Homens de 13 a 50 anos: 5 a 10 mcg/dia
Homens de 51 aos 70: 15 mcg/dia
Mulheres de 13 a 50 anos: 5 mcg/dia
Mulheres de 51 a 70 anos: 10 mcg/dia.

Sardinha e atum em lata
Prática, a sardinha e o atum enlatado são uma das principais fontes de vitamina D vindas da alimentação, contando com, 4,8 mcg e 6,7 mcg a cada 100g, respectivamente. Para aproveitar esses benefícios de forma saborosa, a nutricionista Ana Flor Picolo sugere usá-los no preparo de tortas, saladas, farofas e sanduíches.

Fígado de boi
Embora essa parte do boi não seja apreciada por alguns, é fonte de vitamina D, apresentando 0,8 mcg a cada bife de, aproximadamente, 68g. A nutricionista Ana Flor Picolo aconselha que o bife seja consumido grelhado ou cozido, já que frito agregará mais gorduras.

Ovos
Esse alimento é rico em vitamina D, contando com 1,1 mcg a cada unidade grande. Para aproveitar ao máximo os nutrientes, a nutricionista Ana Flor Picolo recomenda o consumo do ovo fresco - o famoso ovo caipira -, porque a galinha produtora deste ovo não ingere hormônios, mantendo os nutrientes de seus ovos. Mas sem frituras: prefira ovos mexidos ou cozidos.

Manteiga
Melhor amiga do pãozinho, a manteiga é uma das opções para aprimorar seu consumo de vitamina D diária. 100g de manteiga tem 1,5 mcg. Mas, atenção: o tão querido pão na chapa não é o modo de preparo mais saudável, já que, quando aquecidas, as gorduras ficam saturadas. O processo de aquecimento também compromete as vitaminas. Por isso, prefira consumi-lo fresco, junto a um pão integral, já que as fibras melhoram a absorção de nutrientes.

Iogurte
Além de ser uma delícia, o iogurte dá aquela forcinha na ingestão de vitamina D diária - a versão desnatada conta com 0,1 mcg a cada 100g. A nutricionista Ana Flor Picolo lembra que ele vai muito bem com frutas, em molhos de salada ou em vitaminas com grãos integrais (como gergelim e aveia). O preparo de bolos e tortas com iogurte, alerta ela, deve ser evitado, já que o valor calórico do bolo é maior do que de outros preparos, como os já citados.
Fonte : Minha Vida

Os 4 minerais da Barreira Inter-Mentes Celular


Cobre - Mineral com importantes funções orgânicas, tem ação anti-inflamatória, antiviral, anti-infecciosa e potencializa o uso de antibióticos.É fundamental para a hematopoiese, na absorção do Ferro e na coagulação sanguínea. Tem ação na Tireoide  Supra-renal, hipófise e Gônadas.Seu déficit está associado a má absorção do alimentos.Caracterizam seu Déficit a diminuição da atividade do citocromo oxidase no fígado, músculos e tecido nervoso. Falta de pigmentação da pele ,vitiligo, psoríase, cirrose hepática, infecções recidivantes,tumores benignos, infertilidade, alterações no fluxo menstrual, fibrose miocárdica e anemia perniciosa.


Cobalto - Em bom nível orgânico torna o indivíduo mais perceptivo. É um modulador do sistema nervoso autônomo,tem ação vasodilatadora e hipotensora. Indispensável à formação da cianocobalamina - Vitamina B 12, interferindo na síntese dos glóbulos vermelhos, combinando com ferro e cobre.Atua na fertilidade, na hiperglicemia - interage com a insulina e o zinco-, anemias,palpitações,Variações da Pressão arterial,angina pectoris, estados de angústia.


Cromo - mineral com suas qualidades mais reveladas nos últimos anos. Participa do processamento de Glicídios e Lipídios.Estimula a produção do Hormônio insulina pelo pâncreas, modula a sensação de fome e saciedade, atua de forma reguladora em sua metabolização e no controle dos níveis de colesterol. Sabe-se que o abusivo consumo de carboidratos ''queima'' nossas reservas de energia vital no trabalho digestivo.O consumo de açúcar- destrói- o cromo biodisponível e está relacionado, segundo recentes pesquisas ao afloramento da agressividade em nossa sociedade.Está relacionado com a síntese do neurotransmissor Serotonina O bom nível de cromo no organismo é capaz de reduzir a compulsão por doces e manter a saciedade alimentar.Pesquisas comprovam que a canela é rica em cromo, um elemento químico que aumenta a sensibilidade à insulina e ajuda no controle da glicemia do sangue.


É indicado em Hiper e HipoGlicemia, HiperColesterolemia, HiperTrigliceridemia, envelhecimento prematuro, fome insaciável e adjuvante nas dietas hipocalóricas.


Selênio - Mineral relacionado com a expressão da fala . Grande destaque para a sua função de varrer radicais livres , defendendo o organismo do stress oxidativo, pois a selenoenzima glutationa peroxidase remove peróxido de hidrogênio - o precursor direto dos radicais de hidroxila e outros hidroperóxidos livres.No sexo masculino é encontrado alta concentração desse mineral nos testículos e líquido espermático. Indicado nas imunodeficiências , envelhecimento prematuro,na infertilidade masculina - aumenta a motilidade dos espermatozóides-, preventivo do câncer, preventivo contra a aterosclerose e doenças cardiovasculares,distúrbios da menopausa, protetor orgânico contra as toxinas e metais pesados , cirrose hepática , alcoolismo, artrite reumatóide, esclerose múltipla, lúpus eritematoso, doença de alzheimer.


Prof. Alexandre Quarto 


Diabetes e o limão: Além de melhorar os problemas oculares linkados com o diabetes, limões contém hesperitina que abaixa os ácidos no sangue, especialmente os níveis de ácido sector do açúcar da glicose.



tem sobre a diabetes.
Texto interessante e leve.
Copie e cole no seu navegador. Vale ver!

Estamos muito acostumados a relacionar pâncreas=insulina.
O Diabetes é tratado em separado - Pâncreas. Mas não é bem assim que as coisas funcionam ...todos os sistemas e glândulas funcionam em conjunto e quando uma não está funcionando bem influi em todas as outras. No blog http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/ - no tópico 25 - SISTEMA GLANDULAR tem uma explicação legal sobre. Entendendo como funciona vc. tem mais condições de se ajudar. LUZ!!!!

O suco pancreático compõe-se de água, sais, mucinas e de diferentes enzimas de ação digestiva.
Algumas delas agem sobre os carboidratos, como a amilase; outras sobre as gorduras, como a lipase; e outras ainda sobre as proteínas, como a tripsina.
A secreção, levada ao duodeno pelo conduto de Wirsung, é liberada alguns minutos depois que o alimento penetra no estômago, mais exatamente quando o quimo entra em contato com a mucosa do duodeno. Nesse momento, as células secretoras duodenais lançam no sangue dois hormônios, a secretina e a pancreozimina, que chegam ao pâncreas e estimulam a secreção do suco pancreático.
O componente endócrino é formado pelos hormônios denominados insulina e glucagon. A primeira, que estimula a entrada da glicose do sangue no interior das células, onde é utilizada como combustível, é produzida pelas chamadas células beta das ilhotas de Langerhans. O glucagon exerce o efeito oposto, ao atuar no fígado para facilitar a conversão do glicogênio em glicose.
Aromaterapia
Para aliviar os sintomas, alguns aroma terapeutas sugerem o uso de óleos essenciais de juniper, gerânio e eucalipto. Massagear o óleo de oliva sobre o baço também é recomendado.
Lembre-se de diluí-los em óleo vegetal antes de aplicar sobre a pele e consultar sempre seu terapeuta. Em exercícios tem exercícios legais para o pâncreas.


Sucoterapia
Tome 1 copo de algum dos sucos abaixo três vezes por dia:
Vagem, Salsinha, Pepino, Salsão e Agrião
Cenoura, Salsão, Salsinha e Espinafre
Alface, Espinafre, Cenoura ( adicione 1 dente de alho cru)

Yôga e Meditação
Yôga, Meditação e Exercícios de Respiração podem melhorar a circulação sanguínea, assim como a digestão, ajudando no tratamento do diabetes. Com certeza! Respiração é MUITO importante. Fácil fazer um teste:Caminhe no meio de uma mata onde tem oxigênio, ar puro, sem poluições visuais e sonoras...se tiver água melhor ainda e depois meça sua glicemia.
O estresse leva a produção de adrenalina, que eleva o nível de açúcar no sangue, assim técnicas de relaxamento como yôga e meditação são altamente recomendados em conjunto com o uso do GFU

Medicina Ayurvédica
O Dr. Virender Sodhi, MD, (Ayurveda), Diretor do American School of Ayurvedic Sciences, em Bellevue, Washington, não faz diferença de tratamento do tipo 1 e 2 de diabetes.
O primeiro passo a ser tomado é a modificação na dieta, com a eliminação do açúcar e carboidratos simples dando sempre preferência a alimentos que não acidificam o sangue e a ênfase aos carboidratos complexos.
A proteína é limitada, já que a ingestão em excesso, pode danificar os rins. A gordura também é limitada, já que geralmente há uma deficiência de enzimas pancreáticas tornando assim, a digestão mais difícil.
O Dr. Sodhi também utiliza o Panchakarma, que é iniciado com massagens  e sauna feitas com ervas seguido de uma limpeza interna do corpo.
Ele também recomenda várias preparações com ervas.
"As erva indiana chamada Gymenna Sylvester estimula o pâncreas à produzir mais insulina e também bloqueia a absorção de açúcar pelos intestinos", diz Sodhi. 
 O Neem (temos no blog uma reportagem sobre ele) também ajuda a diminuir o nível de açúcar no sangue e também atua como um tônico para o fígado.
 A seguir um depoimento dado pelo Dr. Shanta Godagama, Naturopata na Inglaterra:
" Jane, 18 anos de idade, estudante, veio me ver 3 anos após ser diagnosticada com diabetes. Já que o nível de açúcar  no sangue dos pacientes diabéticos é muito difícil de ser controlado, os conselhos em relação à dieta são muito importantes.


- O Ayurveda também recomenda preparações orais, feitas com plantas que agem no controle do nível de açúcar no sangue.
- O tipo de dosha de Jane é Kapha Alto. Eu a tratei com tabletes de ervas ayurvédicas, um programa de dieta, conselhos em relação à exercícios e o marmapuntura. Depois de 2 meses, seu nível de açúcar no sangue voltou ao normal e em seis meses pode interromper seus medicamentos tradicionais. Ela ainda está estável e não necessita mais de tratamento embora ainda continue a seguir a dieta e os exercícios recomendados."
Por essas e outras que sinto que existem tantas possibilidades para uma pessoa afirmar que 1 doença não tem solução.
Com a Terapia Integrativa aonde a pessoa usa o aparelho GFU 1 dia sim e pula 2 (3 vezes 7 minutos) e após 1 mês repõe os nutrientes perdidos, vários casos solucionados!!!


Não é aconselhado o uso de ervas sem acompanhamento. Algumas ervas são contra indicadas, por exemplo, para pessoas com pressão alta.

Reflexologia e Massagens Orientais
Ajudam muito para balancear as energias e reduzir o estresse. Percebemos que todos os movimentos que trabalham as energias fazem bem. O toque é importante para o Diabético.
 
Fitoterapia Ocidental
O alho ajuda na estabilização do nível de açúcar. Muitas ervas são conhecidas por afetar o nível de açúcar no sangue, o que pode causar uma significante variação na necessidade de insulina. Essa variação pode resultar em um choque ou coma. Assim, pessoas que sabem que são diabéticas devem tomar precauções e usar preparações fitoterápicas apenas sob supervisão médica.

De acordo com o Dr. David L. Hoffman, ex-presidente da American Herbalist Guild, existem várias plantas com propriedades ( provadas cientificamente) que contribuem muito na administração do programa de diabetes para dependentes de insulina, embora as ervas não substituam a terapia com insulina onde é necessária.

Algumas das ervas tradicionalmente utilizadas no tratamento do diabetes são o alho e folhas de oliveiras.


Medicina Tradicional Chinesa
O ginseng tem mostrado bons resultados para regular o nível de açúcar no sangue e é geralmente utilizado para tratar o diabetes.

O Dr. Maoshingni, presidente do Yo San University of Tradicional Chinese Medicine em Santa Monica, California, trata o diabetes do tipo 1 e 2 com acupuntura e uma combinação de ervas que incluem o astragalus e a rehmamnia. O tratamento referente ao tipo 1 de diabetes deve ser iniciado nos primeiros estágios da doença para que a Medicina Tradicional Chinesa possa ajudar.

De acordo com o Dr. Ni , a M.T.C. pode melhorar problemas do sistema circulatório e diminui o processo de naturopatia.

Acupuntura
A acupuntura pode ser usada no controle do estresse , que causa um impacto no nível de açúcar do sangue do paciente.
A acupuntura também pode ser utilizada para fortalecer a imunidade geral e revitalizar órgãos que podem ser comprometidos com o diabetes. Como podemos ver em várias colocações o Diabetes é uma patogenia bem complexa que envolve várias questões - alimentação, estresse, emoções, o controlar tudo (o Diabético as vezes nem percebe o quanto é controlador (de si mesmo) acaba vivenciando o controlar tudo - glicemia, horários, alimentação etc. Vale refletir sobre e viver mais light com doçura por si.

Geralmente, o acupunturista trabalha em pontos associados com a bexiga, rins, pâncreas, baço, órgãos relacionados e os meridianos. O Dr. William Cargile, Chefe de Pesquisa da American Association of Acupuncture and Oriental Medicine diz que vem tendo resultados muito significativos no tratamento do diabetes com a acupuntura. Ele diz que pontos do baço Esse ponto é um dos indicados para a colocação dos eletrodos do aparelho GFU e pâncreas tem efeitos que podem reduzir componentes auto imunes do diabetes. Existem também na Medicina Chinesa os remédios chineses (muito pouco divulgados), tem um fantástico para o rim que é um dos órgãos que enfraquece com o Diabetes.
Ele também nota que a acupuntura ajuda na reversão da neuropatia, geralmente presente em pacientes diabéticos de longa data.
O Dr. Cargile também utiliza a acupuntura à laser Vários acupunturistas estão usando o Eletrodo do GFU nos pontos aonde colocavam o laser, com ótimos resultados. 


Em seus tratamentos e para o tipo 2 de diabetes utiliza a auriculoterapia para estimular o sistema nervoso. Auriculoterapeutas tem usado o GFU na aurículo, colocando um dos eletrodos no ponto calmante da aurículo.


 O Dr. Cargile diz também, que a acupuntura sozinha não é suficiente no tratamento do diabetes. Ela ajuda e MUITO, mas não extermina os seres e os metais pesados.  Nesses anos de acompanhamento de pacientes com Diabetes ficou muito claro o retorno do uso do aparelho nos pontos de acupuntura e em conjunto com a acupuntura.  e sempre insiste que seus pacientes sigam uma dieta adequada e outros tratamentos médicos complementares e convencionais.

Acupressão
A acupressão pode ser usada no controle dos sintomas relacionados com o diabetes, como o cansaço, cãibras e problemas menstruais. Em adição, aplicar pressão nos pontos 18,19,20,23 da bexiga pode estimular o funcionamento do fígado e do pâncreas, melhorando as condições do corpo em relação à doença.

Você pode curar sua vida - livro da Louise Hay - coloquei alguns videos dela no Compreendendo as Doenças - tópico 21


Diabetes - Causa PROVÁVEL: Sonhando com o que podia ter sido ou tido. Grande necessidade de controlar. Tristeza profunda. Não resta nenhuma doçura. 

 As vezes é difícil para a pessoa perceber. Mas leia com a mente aberta.

-Vc. vira e mexe está pensando no passado? 


-Por vezes pensa poderia ter agido assim ou assado (meio que se arrependendo da maneira como agiu?) ? 

Uma necessidade de controlar principalmente a si mesmo, não falando o que sente...fazendo cara de paisagem quando está meio na tristeza  chega alguém perto...

Uma tristeza profunda que vc. não identifica da onde vem, parece que tá lá atrás ... tão distante que parece que foi em outras épocas....


NOVO PADRÃO DE PENSAMENTO: Este instante está cheio de alegria. Agora escolho vivenciar a doçura do HOJE


Sei lá... eu diria solte tudo, deixa ir. Já passou mesmo!

Escolha viver o Aqui e o AGORA com alegria.

SINTA a alegria fazendo algo que gosta ou fazendo qualquer coisa com gosto. Experimente. É um bom começo!!!


No âmbito metafísico o diabético é um indivíduo que tem um histórico de vida com várias frustrações e sofrimentos, que o tornaram triste. E sem perceber sente rancor e fica pessimista

Alguns estudos colocam que a pessoa perdeu o gosto pela vida. O gosto do doce...de tanto fazer pelos outros e pouco para si, perdeu esse contato de viver no gostoso para si fazendo o que gosta.

Quando se faz essa colocação é bom esclarecer que se parte do sentir que a pessoa tem uma capacidade interior de lidar com as situações numa boa, ela tem dentro de si o conhecimento.


Pode apresentar em alguns casos uma  fisionomia cansada e sofrida que revela a sua árdua trajetória. Alguns tentam disfarçar seu emocional abalado, mostrando-se alegres, mas não conseguem se desprender das mágoas. Dificuldade em "soltar". Soltar o passado..deixar ir. Perceber que vc. tem esse conhecimento e se voltar para o presente fazendo para si. Muito interessante no acompanhar usuários com Diabetes e o relato de dormir mais profundamente e ter sonhos liberando dores, mágoas, tristezas, angústias sem sentir dor. Como se fosse um filme onde tem uma folha passando em um rio...a folha passa e mostra que passou.... Muito lindo!!!



Se você estiver disposto a se reformular interiormente e sair dessa condição, o primeiro passo é não se colocar como vítima; Esse se colocar é algo tipo assim:  aconteceu isso..aquilo...ficar repetindo e contando a sua história. O recontar, o reviver é = RE sentir = ressentimento. O que vai ajudar é o  reconhecer que hoje vc. sabe que é responsável por vc. Perceber que a Diabetes está te mostrando tudo isso. Nessa aceitação de si mesmo vc. pode ajudar a reverter a patogenia. 
Use a Eletroterapia para ajudar na recuperação dos sistemas e ter a força/energia vital para promover essas mudanças. Se ajude!


Obviamente você não agiu com a intenção de ter resultados que não foram os que vc. esperava. Exemplo: ao ser magoado você atribui ao outro a causa dessa mágoa, mas quem alimentou esperanças e expectativas que o decepcionaram, foi você; se os outros o fizeram sofrer é porque você abriu mão do seu poder de escolha, permitindo que eles determinassem as "regras do jogo". O simples ...sempre. Aceitar o outro como ele é, pensando do jeito que quer pensar. O que ele pensa está na cabeça dele...não deixe isso ir para vc. Na realidade não é importante o que o outro pensa. São apenas referências para que, se quisermos checar as nossas verdades. O mundo seria muito sem graça se todas as casas fossem azuis.



A condição interna causadora da diabetes, não se resume somente a algumas decepções, mas sim, em não se desprender dos episódios ruins do passado. Essas bagagens nocivas a sua boa atuação no presente, compromete a capacidade de apreciar as pequenas coisas que acontecem ao redor. Por vezes nem percebemos como estamos vivendo lá atrás. Acreditando em coisas que nos foram faladas e que nem sequer sentimos se serviam para nós antes de aceitá-las como verdade. Vale deixar tudo que passou no seu devido lugar: No passado. É como jogar uma folhinha num rio e olhar ela indo...indo... Já foi! Já passou.



Em segundo lugar resgate a docilidade e o sabor pela vida;  se estiver distante de tudo isso....comece devagar. Observe uma planta nascendo, uma criança sorrindo. Aos poucos abra seus horizontes para a vida. Veja o nascer do sol...o por do sol e RESPIRE!!!volte a confiar em si mesmo. Acredite, o pior já passou, abra-se para as perspectivas favoráveis do presente e viva intensamente o aqui-agora. Encare os fatos vividos como intensos desafios que o fortaleceram interiormente; sinta-se vitorioso por ter transposto as experiências tão dramáticas.Ou, simplesmente, deixe tudo ir. Simplifica! Goste de vc. do jeitinho que vc. é!


Lembre-se, nem sempre o vitorioso é aquele que atingiu seus objetivos, muitas vezes a vitória está no fato de superar intensos desafios, sem perder a dignidade.

Procure apoiar-se em si mesmo. Não dependa das condições externas para melhorar seu humor. Resgate o potencial do ser. Aprimore a qualidade interna, e aprecie com mais ênfase as situações que te cercam. Abandone o pessimismo e assuma o otimismo, que a vida vai melhorar, e a saúde fará parte de seus dias.

DIABETES INFANTIL
O número de crianças diabéticas, tem sido cada vez mais freqüentes nos tempos atuais. O papel da família é de fundamental importância para manter o equilíbrio emocional da criança, que já se encontra demasiadamente abalada.

A maneira como a família lida com a situação influenciará a criança na aceitação ou negação da doença. É melhor que ela compreenda suas limitações, do que se revoltar com seu estado; para tanto, é necessário que os pais sejam compreensivos, sem superproteger.

Na medida do possível evitem acentuar as diferenças entre ela e os outros integrantes da família, isso fará com que a criança diabética sinta-se discriminada, reforçando suas carências afetivas. Esse estado emocional é um agravante do diabetes.

A criança diabética é carente apesar de freqüentemente mostrar-se arredia aos carinhos e não gostar de beijos. 

Geralmente se apega a alguém que se torna um ídolo para ela. Quando por alguma razão o ídolo cair, ela ficará profundamente abalada. 

Não raro a diabetes infantil surge após a perda de um ente querido, o qual, a criança mantinha uma grande ligação afetiva. Essa pessoa representava seu referencial de sustentação emocional. Com o choque da perda ou a decepção do ídolo, a criança se torna triste, apática e até depressiva, essa condição poderá somatizar em forma de diabetes.

Algumas são mal humoradas e insatisfeitas, não se contentam facilmente;
- outras tentam ser independentes e auto-suficientes, querem fazer tudo sozinho e não aceitam a colaboração de ninguém. 

Essas condições expressam a revolta e frustração que geralmente é provocada pela ausência de um ente querido ou pela frieza e indiferença da família. 

 Esses fatores abalam a criança diabética porque ela não tem um bom nível de integração com a vida, por isso precisam de referenciais externos ou dos outros para se manterem vivaz.

É importante despertar nela o amor pela vida e o reconhecimento dos seus próprios potenciais, para que ela se torne capaz de conduzir seu processo de vida sem desmoronar frente aos obstáculos do caminho.

Esse tema está amplamente explanado no livro
Metafísica da Saúde, Volume 1.

Vamos conhecer o pâncreas
 
O pâncreas é uma glândula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular, localizada transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago. 

O pâncreas é formado por uma cabeça que se encaixa no quadro duodenal, de um corpo e de uma cauda afilada. 

A secreção externa dele é dirigida para o duodeno pelos canais de Wirsung e de Santorini. O canal de Wirsung desemboca ao lado do canal colédoco na ampola de Vater. 
O pâncreas comporta dois órgãos estreitamente imbricados: pâncreas exócrino e o endócrino.




O pâncreas exócrino produz enzimas digestivas, em estruturas reunidas denominadas ácinos. Os ácinos pancreáticos estão ligados através de finos condutos, por onde sua secreção é levada até um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digestão.

O pâncreas endócrino secreta os hormônios insulina e glucagon, já trabalhados no sistema endócrino.

Extrato de canela
Extrato de canela pode reduzir fatores de risco associados ao diabetes
Substância contém antioxidantes que podem ajudar a combater também o aparecimento de doenças cardíacas


Os químicos Richard Anderson e Marilyn Polansky usam cromatografia líquida para identificar os compostos de canela que melhoram a ação da insulina

Um estudo conduzido pelo pesquisador Richard Anderson do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), sugere que um extrato de canela solúvel em água, que contém compostos antioxidantes, pode ajudar a reduzir os fatores de risco associados com o diabetes e as doenças cardíacas.

Para o estudo, realizado em Ohio, o co-autor Tim N. Ziegenfuss avaliou 22 participantes obesos com valores de glicemia comprometidos, condição conhecida como pré-diabetes, durante uma investigação de 12 semanas. O pré-diabetes ocorre quando as células são resistentes aos níveis mais elevados do que o normal de insulina produzida pelo pâncreas em uma tentativa de ajudar a eliminar os níveis elevados de glicose no sangue.

Os voluntários foram divididos aleatoriamente em dois grupos e receberam um placebo ou 250 miligramas de canela seca solúvel em água duas vezes por dia junto com sua dieta habitual. O sangue foi coletado após o jejum noturno, no início do estudo, após seis semanas, e após 12 semanas para medir as alterações na glicemia e nos antioxidantes.

O estudo demonstrou que o extrato de canela solúvel em água melhorou um número de variáveis antioxidante entre 13 e 23 %, e a melhora na capacidade antioxidante foi correlacionada com a diminuição da glicemia em jejum, de acordo com Anderson.

Só mais investigação dirá se o estudo apoia a ideia de que as pessoas que estão com sobrepeso ou obesas podem reduzir o estresse oxidativo e a glicose no sangue utilizando extratos de canela comprovadamente seguros e eficazes. Entretanto, a perda de peso continua a ser o principal fator para a melhoria desses números, de acordo com os pesquisadores.



Estou colocando abaixo um site que aceita a Medicina Alternativa.Me pareceu interessante. Temos aqui algumas indicações também encontradas nos livros da Hulda. E como sempre, CONSULTE SEU MÉDICO
Os tratamentos para a diabetes podem incluir muitos elementos. Os tratamentos convencionais, além de tratamentos complementares e alternativas estão disponíveis. http://www.webmd.com/

A maioria dos alimentos vegetais são ricos em fibras, que é benéfica para ajudar a controlar níveis de açúcar no sangue.

A quitosana tem recebido uma grande quantidade de publicidade recente. É derivado das conchas do mar e tem a capacidade de se ligar à gordura e impedir sua absorção.  Embora acredite-se para facilitar a perda de peso, os estudos disponíveis até o momento não foram aprofundados.

Interessante como os estudos não se aprofundam nessa área. Penso que o olhar está meio confuso. Vamos olhar a obesidade de uma outra forma de repente? Pensando enquanto escrevo: Será que não estamos apenas mudando remédios químicos por remédios com plantas? E a causa? Quantas pessoas fazem regime e mais regime e não emagrecem. Gente, as toxinas incham.

Nem adianta falar Pare de comer x e substitua por z. A pessoa não consegue...a boca enche de água...e ela fica deprimida por comer. Existe aí uma cobrança externa e interna muito forte. 
 
Seres vivos que habitam nosso organismo “pedem” comidas acidificantes!
Vamos com leveza.Como já colocado várias vezes....vamos por etapas: Limpa o sangue com o GFU e aos poucos essas vontades (que não são de um corpo saúdavel) passam. A pessoa desincha, retorna a auto estima, a força vital. Recoloca as vitaminas e sais minerais perdidos e daí pra frente tudo fica mais fácil.

Além disso, uma pesquisa recente de preparações à base de plantas para a obesidade descobriram que muitas preparações continha chumbo ou arsênico e outros metais tóxicos. Alguns também contêm outros ingredientes não-declarados. Ocasionalmente, houve engano de identidade de plantas também. Isso é MUITO sério!
O GFU não tem efeitos colaterais. Só não é indicado para grávidas e para os portadores de marca passo. Vale conhecer
http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com

Ao considerar o tratamento da diabetes com um produto à base de plantas, você deve: (traduzido pelo google)

Discuta todas as drogas que você usa, incluindo fitoterápicos, com o seu médico antes de tomá-los.
Se você tiver efeitos colaterais como náuseas, vômitos, taquicardia, ansiedade, insônia, diarréia, erupções cutâneas, pare de tomar o produto de ervas e informe o seu médico imediatamente.
Evite preparações feitas com mais de uma erva.
Cuidado com os créditos comerciais de produtos naturais que podem fazer. Procure fontes com base científica das informações.
Selecione as marcas com cuidado.
Só compra de marcas que lista o nome comum e científico da erva, o nome e o endereço do fabricante, o número do lote e do lote, data de validade, as orientações, dosagem e efeitos colaterais.

O exercício regular, moderado pode afetar positivamente o açúcar no sangue, especialmente com diabetes tipo 2. Um estudo encontrou melhora em açúcar no sangue após o treinamento de força, o que geralmente envolve levantamento de pesos para construir músculos.

Enquanto o exercício regular pode ajudar a controlar açúcar no sangue, pode causar o seu açúcar a cair. Para ajudar a manter os seus níveis , o seu médico pode recomendar a você testar seu nível de açúcar no sangue antes e após o exercício. Tenha com você frutas  para evitar uma queda grave. . Sentindo-se cansado, fraco ou instável são sinais indicadores. Quando o açúcar no sangue cai, seu objetivo deve ser o de conseguir pelo menos 15-20 gramas de açúcar ou carboidratos.. Evite alimentos com açúcar, em combinação com o chocolate.

Estresse e tabagismo pode afetar a Diabetes
Muitas outras coisas que podem afetar a sua diabetes, incluindo o seu nível de estresse e hábitos como o tabagismo. . Tente ioga ou meditação ou encontrar tempo para desestressar com um hobby relaxante. Fumar aumenta suas chances de desenvolver complicações relacionadas ao diabetes, como problemas nos pés, lesões nervosas, olho, coração, vasculares e doença renal. FORTALEÇA SEUS SISTEMAS!!!
Se você beber: apenas se o açúcar no sangue estável.
Quando doente, deve testar o açúcar no sangue com mais freqüência, manter-se hidratado, e tentar comer regularmente. Gripes, resfriados, inflamações etc influenciam no controle do Diabetes.
Viagens e mudanças de fuso horário também pode afetar a sua diabetes interrompendo sua programação. Teste seus açúcares antes e após as refeições. Fale com seu médico sobre a realização de ajustes à medicação conforme necessário.

Lidar com diabetes e estresse

 Quando você tem diabetes, o estresse pode afetar significativamente a sua capacidade de controlar a doença.Pois é, nas pesquisas aparece muito sobre: O estresse é uma maneira de abaixar o pH, aí as bactérias adoram, se proliferam e se sentem em casa. Use o GFU !!!
  Aprender a lidar com esse estresse é especialmente importante se você tem diabetes. Uma das formas é eliminar as bactérias causadoras do estresse.

 Embora não seja possível remover completamente o estresse de sua vida, existem várias maneiras de reduzi-lo.  E aprendendo a lidar melhor com o estresse, você pode ajudar a manter seu diabetes sob controle. Aqui estão algumas dicas.

 Quando as coisas parecem estar indo mal, é sempre mais fácil ver o mal em vez do bem. Fomos acostumados a isso. A midia está aí para provar com os Ibopes.

Encontrar algo de bom em cada área importante de sua vida: trabalho, família, amigos e saúde. Gente, isso é treino. Modo de ver a vida. Não fomos ensinados a ver o lado bom das coisas!! Reflita um pouco sobre. Se preferir rs nem reflita simplesmente experimente! Seja legal com você!


- Quais são os seus talentos, habilidades, do que vc. gosta? Faça o que gosta e do jeitinho que gosta de fazer ...

 - Você está esperando demais de si mesmo? Poxa, seja eu melhor amigo

- Não espere mais de si mesmo, do que você tem, ou do que as pessoas são capazes de dar.Tá tudo certo, na hora certa e no lugar cert. É só aceitar, agradecer e curtir.

- Aceite o que você não pode alterar
 
Prece da serenidade
"Deus me dê a serenidade de aceitar o que não posso mudar,
coragem para mudar o que pode ser mudado e sabedoria
para perceber a diferença".

Para essas situações de estresse ou problemas que não podem ser alterados, desenvolver um plano de ação simples. Pergunte a si mesmo:

 "Será que isto vai ser importante daqui a dois anos?"

 "Eu tenho controle sobre essa situação?" Olha o controlador aí!!! Na realidade não temos controle sobre os acontecimentos.

 "Posso mudar a minha situação?" 

- Não manter o estresse engarrafado dentro. Fale com alguém, escreva, soque uma almofada, faça exercícios, cante, dance, ....Permita que esse estresse circule, se dissolva. Por vezes é um exercício diário..

Exercício para combater o stress

Os benefícios do exercício na redução do estresse são conhecidos, especialmente para alguém com diabetes.  O exercício dá-lhe uma sensação de bem-estar e pode aliviar os sintomas de estresse.

Prática de relaxamento muscular, respiração profunda, meditação ou visualização.

SAÚDE - Diabetes
Noticias
13/8/2010 - Veja
Pesquisadores descobriram os benefícios do orégano para o tratamento contra diabetes tipo 2, a partir de um extrato feito à base da especiaria.
Em um estudo realizado pela Universidade de Franca, no interior de São Paulo, o orégano manteve o equilíbrio do nível de açúcar no sangue, mas evitando que baixe excessivamente - como provocam alguns medicamentos existentes no mercado.
O responsável por esse efeito benéfico é uma substância chamada ácido rosmarínico, que aparece em grande quantidade no tempero.
(Com Agência Estado)

ORÉGANO
07.10.2011 -

Um dos temperos mais comuns da culinária brasileira, o orégano, é um grande aliado também da sua saúde. Com propriedades medicinais, a erva traz vários benefícios ao organismo:

- Alto poder antioxidante devido ao ácido fenólico e flavonoides, portanto combate o envelhecimento precoce.

- Controla a diabetes.

- É antibacteriana e antiinflamatório (ácido rosmarínico).

- Facilita a digestão.

- Combate a diarreia.

- Ameniza dor de dente

Dica esperta:

Deixe o orégano ’descansando’ em  azeite extra-virgem. Assim, suas propriedades são transmitidas ao azeite e melhor absorvidas pelo organismo.

SEMENTE do LINHO - texto completo no site abaixo
Pela sua composição a semente do linho transformou-se hoje num dos maiores e mais eficazes recursos para a redução do excesso de colesterol, principalmente do LDL e do VLDL.


Segundo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, além dos bons efeitos na redução do colesterol, a semente de linho é útil contra as doenças cardiovasculares em geral, e contra o câncer, principalmente como preventivo.


A presença da lignina e de fitoestrógenos nas sementes do linho podem explicar o efeito anti-câncer do produto. O Dr. Julian Whitaker, nos Estados Unidos, recomenda que cada mulher uso ½ xícara diária de sementes douradas de linho como prevenção do câncer de mama.

O produto é indicado também na redução das taxas de glicose nos diabéticos e auxiliar nas dietas de emagrecimento, uma vez que produz saciedade.

Médicos norte-americanos têm aplicado as sementes de linhaça, para uso alimentar, como auxiliar e preventivo também nos casos de doenças dermatológicas, lupus eritematoso, nefrite, baixa imunidade, asma, desequilíbrios hormonais, câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon. Recebemos depoimentos de cura de 2 casos de lúpus.

A semente de linho foi alimento de escolha para para um trabalho da FAO (Organização para a Agricultura e Alimentação, da ONU) para um projeto que visava a redução da desnutrição em Bangladesh e Uganda. As sementes foram incluidas na dieta das populações carentes desses regiões durante 6 meses. Nesse período ocorreu uma diminuição de 78 % dos problemas derivados da desnutrição, com reversão drástica de indicadores como mortalidade infantil, morbidade ligada a doenças cardiovasculares (hipertensão arterial) e dos sintomas do diabetes.

A semente de linho possue uma quantidade de nutrientes superior à maioria dos cereais integrais:

Composição química para 46 g de sementes:

Calorias: 251 Kcal.
Proteínas: 10,6 g
Carboidratos: 13, 9 g
Gorduras: 16, 9 g
Fibras: 11, 7 g
Colesterol: 0g
Ômega 3: 8,0 g
Ômega 6: 2,4 g
Vitamina A: 8,5 UI
Vitamina E: 59 UI
Vitamina B1: 0,3 mg
Vitamina B2:1,5 mg
Vitamina B3: 2,2 mg Vitamina B6: 0,4 mg
Vitamina B12: 0.3 mg
Cálcio: 104 mg
Potássio: 338 mg
Sódio: 10,4 mg
Magnésio: 229 mg
Fósforo: 293 mg
Ferro: 2,2 mg
Cobre: 1,1 mg
Manganês: 2,5 mg
Selênio: 4 mcg
Cromo: 5 mcg


AMÊNDOAS
Esta semente tem propriedades que protegem contra o diabetes tipo 2 e as doenças cardíacas, segundo um estudo americano publicado na revista Journal of the American College of Nutrition.


A pesquisa, realizada na Universidade de Medicina e Odontologia de New Jersey (EUA), incluiu amêndoas na dieta de 65 voluntários, todos adultos e em estado pré-diabético, ou seja, com nível de glicose acima do normal.


Após a mudança no cardápio, os médicos verificaram nos pacientes um aumento da sensibilidade à insulina, o que melhora o processamento de açúcares pelo corpo. A insulina é o hormônio responsável pela quebra dos açúcares no sangue, deficiente no organismo dos diabéticos.


Segundo os autores do estudo, os voluntários também apresentaram uma significativa redução dos níveis de LDL (colesterol ruim), o que contribui para evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.



Colocado aqui sobre os Hormônios. Vejam como nosso corpo é PERFEITO!!!



Convidamos uma nutricionista para elaborar uma lista de supermercado exclusiva para quem tem diabetes.
7/2/2011 - Revista Saúde

Por Carol Nogueira

Sabemos que o controle do diabetes não pode ser alcançado sem uma dieta adequada. Mas como conseguir equilibrar uma alimentação cheia de restrições sem enjoar? Para a nutricionista Cinthya Maggi, pós-graduada em nutrição clínica, apesar de controladas, as refeições não precisam ser "sem graça". Basta montar um cardápio baseado nas preferências alimentares, cultura, idade e estilo de vida de cada um. Convidada por VivaSaúde, a nutricionista montou uma lista de compras exclusiva para quem tem a doença.

O que deve entrar na dieta

- Alimentos ricos em fibras, que controlam a glicose (pão, arroz e biscoitos integrais, inhame, aipim, leguminosas, verduras, legumes e frutas)
- Leites, iogurte e laticínios light - sempre fervidos, inclusive ods de caixinha
- Sorvetes, gelatinas e geléias sempre diet - evitando o aspartame e outras químicas.
- Azeite de oliva, óleo de canola, margarina light - eu evitaria a margarina - azeite e sal bem mais gostoso
- Peixes como a sardinha, atum, salmão, cavala (fontes de ômega 3), peito de frango, carne bovina magra e frios à base de aves - atente aos hormonios e antibióticos colcados nos produtos - Pesquise os frangos da Korin
- Frutas com casca, pois têm mais fibras e tornam mais lenta a absorção de carboidratos, o que diminui ou evita o aumento da glicemia - Para pensar também. No globo reporter saiu recentemente sobre os agrotóxicos colocados nas frutas...Entre em You tube frutas Globo Reporter

O que precisa ser evitado ou consumido com muita moderação

- Gordura saturada (pele de aves, carnes gordas bovina e suína, leite de coco, creme de leite, bacon, manteiga, toucinho, leite integral, queijos amarelos, frios à base de porco e azeite-de-dendê)
- Cereais refinados (arroz, pão, biscoito, bolo, biscoito e preparações feitas com farinha de trigo refinada) - substituir pelos integrais - veja em alimentos como tostar os grãos antes do uso para a retirada de fungos.

- Frituras

- Bebidas alcoólicas

- Açúcares (sacarose, mel, melado, rapadura, frutas cristalizadas, geleias com açúcar)

- Chocolate tradicional

- Sal

Dicas importantes

- Pratique atividade física, mas nunca em jejum

- Evite carboidratos simples como açúcares e doces

- Prefira carboidratos complexos como cereais, grãos e pães integrais

- Evite gorduras saturadas

- Prefira gorduras monoinsaturadas, presentes em grande quantidade no azeite de oliva

- Evite pular refeições ou fique mais de 3 horas sem se alimentar

- Prefira comer várias vezes ao dia (de 5 a 6 refeições)

- Evite doces feitos com açúcar refinado

- Consuma de 2 a 4 porções de frutas por dia

Confira um cardápio exclusivo elaborado pela nutricionista para diabéticos com restrição de gorduras.

Informações nutricionais

Calorias - 1500 kcal

Proteínas -74 g

Carboidratos - 225 g

Gorduras totais- 35 g

Café da manhã

1 fatia média de mamão ou 1 fatia média de abacaxi ou 1 fatia média de melancia ou 1 fatia média de melão - sem misturar as frutas - ver em alimentos sobre

1 xícara (chá) de leite desnatado ou 1 pote de iogurte desnatado - de preferência pela coalhada caseira. - não tem químicas

Café, sem excesso - esquente o pó numa frigideira para ajudar contra os fungos. deixa um aroma delicioso na cozinha e o café fica mais forte e gostoso

2 fatias de pão light integral ou de aveia ou 1 pão francês ou 2 fatias de pão de centeio ou 1 pão sírio médio

1 colher (sopa) cheia de requeijão light ou 3 colheres (sopa) de queijo cottage ou 1 fatia média de ricota

Lanche da manhã

1 maçã média com casca ou 1 pera pequena com casca ou 1 laranja pera média, com bagaço

Almoço

Salada de 1 xícara (chá) de alface ou rúcula ou agrião ou escarola, 1 cenoura pequena ralada ou 3 colheres (sopa) de abobrinha cozida ou 1/2 beterraba cozida ou 4 colheres (sopa) de brócolis cozido, e 1 bastão grande de palmito ou aspargos ou cogumelos em conserva temperados com 1 colher (chá) de azeite, limão e ervas frescas a gosto

1 filé de frango médio grelhado ou 1 filé de pescada médio ou linguado ou 1 bife pequeno de carne magra (100 g)

3 colheres (sopa) de arroz integral cozido ou 1 xícara (chá) rasa de macarrão cozido, de preferência integral ou misturado à um alimento rico em fibras como milho verde, ervilhas ou acelga

1 concha pequena de feijão cozido ou soja ou feijão branco (metade caldo, metade grão)

1 xícara (chá) de brócolis ou 4 colheres (sopa) de couve-manteiga ou 3 colheres (sopa) de espinafre cozidos refogado em 1 colher (chá) de azeite e 1 dente de alho amassado

1 tangerina média ou 1 cacho pequeno de uva Itália ou 1 fatia média de melancia

Lanche da tarde

1 kiwi ou 1 ameixa fresca

1 barrinha de cereais diet ou 1/2 xícara (chá) de granola sem açúcar com 1/2 pote de iogurte desnatado

Jantar

Salada de 1 xícara de escarola ou rúcula ou agrião ou alface, 3 colheres (sopa) de milho verde ou vagem cozida (50 g) ou 2 colheres (sopa) de grão de bico cozido (40 g), 1 tomate picado ou 2 ramos médios de couve-flor cozida (60 g) ou 3 colheres (sopa) de chuchu cozido (60 g), e 2 azeitonas pretas sem caroço temperada com 1 colher (chá) de azeite e vinagre a gosto

1 hambúrguer de atum feito com 3 colheres (sopa) de atum enlatado em água, 2 colheres (sopa) de ricota, 1 colher (sopa) de aveia em flocos , 1 pitada de sal e ervas frescas a gosto bem misturados, grelhado em frigideira antiaderente com 1 colher (chá) de azeite*

1 pedaço de mandioquinha ou 1 pedaço de mandioca ou batata médio cozido (100 g)

1 metade de pêssego ou abacaxi ou goiaba em calda diet (50 g)

*O hambúrguer também pode ser feito com 30 g de filé de frango moído

Ceia

1 xícara (chá) de chá de sua preferência

2 biscoitos integrais ou água e sal ou 2 torradas integrais

1 colher (chá) de margarina light

texto nesse azul não fazem parte do texto original, tá?
Dieta equilibrada - para diabéticos e para aqueles que querem manter uma dieta equilibrada - obs. Não chequei a alcalinidade dos alimentos sugeridos.
Não só o diabético, mas todos que gostariam de manter um hábito alimentar saudável, devem fazer 6 pequenas refeições ao dia, e a composição da alimentação, para poder ser equilibrada, deve conter: 40 a 50% de carboidratos (glicídios); 30 a 40% de lipídios; 20% de proteínas.

Não comer sobremesas, mesmo quando dietéticas, após as refeições principais (almoço e jantar). Se forem consumidas nos lanches ao longo do dia em substituição, e não em adição, ao lanche tradicional, trarão melhores resultados ao controle glicêmico.

Jamais imaginar que o alimento dietético pode ser consumido à vontade. A maioria não contém açúcar mas, mesmo assim, não deixa de ser muito calórica.

Alimentos proibidos: carne de porco, creme de leite, queijos amarelos, frituras, molhos e temperos industrializados, frios e embutidos (salame, salsicha, mortadela, lingüiça etc.).

Alimentos permitidos sem restrição: água, alho, baunilha, café e chá sem açúcar, caldo de carne magra (preferivelmente feito em casa), canela, cominho, limão, louro, orégano, picles, pimenta, sal (se não tiver hipertensão) e vinagre.

As hortaliças podem ser consumidas sem restrições, pois não alteram a glicose no sangue; portanto é uma solução como petiscos entre as refeições.

A água da fervura dos vegetais é rica em sais minerais; procure utilizá-la em sopas.

O diabético não deve utilizar açúcar, mas os adoçantes naturais e artificiais poderão ser utilizados como substitutos.

O uso da frutose deve ser evitado pelo diabético, se não houver um controle e acompanhamento médico. Mas não é considerado prejudicial em pessoas que mantêm controle constante.

Alimentos diet são os que apresentam em sua composição redução ou ausência de açúcares, mas é preciso tomar um certo cuidado pois alguns apresentam frutose em sua fórmula, que também é considerada açúcar e contém calorias.e, NÃO ANDAM FALANDO MUITO BEM DO ASPARTAME...

O diabético deve sempre consultar um médico e seguir os tratamentos indicados.

O exercício é indicado para as pessoas de um modo geral, inclusive para os portadores de diabetes. Assim, é conveniente que se torne um hábito, mesmo que seja em pequena escala. Mas lembre-se: antes de começar um exercício, procure orientação médica.

Confira os alimentos indicados para consumo e suas quantidades nas tabelas de controle de alimentos para diabéticos:

Alimentos do grupo 1 e 2

Tabelas de controle de alimentos para diabéticos – Parte I
Iremos começar com as hortaliças que os portadores de diabetes poderão ingerir à vontade.

GRUPO 1:
Acelga Agrião Aipo Alcachofra Alface Almeirão Aspargo Berinjela Caruru Cebolinha Chicória Couve-flor Escarola Espinafre Folhas de beterraba Jiló Maxixe Pepino
Pimentão Rabanete Repolho Salsinha SalsãoTomate

GRUPO 2:
Abobrinha Abóbora Alho-poró Beterraba Brócolis Cenoura Cebola Chuchu Cogumelos Couve Ervilha torta Palmito Nabo Quiabo
Vagem
Cada porção equivale a ½ xícara (chá)
Calorias: 35
Proteína: 2 g
Hidrato de carbono:7 g
Gordura: 0
-Fonte: Livro Receitas para Diabéticos – Margarida Valenzi

Alimentos do grupo 3

Continuando o ciclo de matérias sobre o que um diabético pode comer, confira os alimentos do grupo 3 – carnes, frios, soja e queijos.
GRUPO 3:
Aves em geral …………………….. 1 porção pequena
Atum …………………………………… ½ colher (sopa)
Camarão fresco ………….. 1 pires (chá) (30 a 50 g)
Carne de porco sem gordura …….. 1 fatia pequena (30 a 50 g)
Carne de vaca sem gordura ………. 1 fatia pequena
Costela sem gordura ……………….. 1 fatia pequena
Fígado ………………………………….. 1 fatia pequena
Hambúrguer ………………. 1 pequeno de 30 a 50 g
Lagosta ……………………………… 1 porção pequena
Lingüiça ……………………………………….1 pequena
Lula …………………………………………. 1 pires (chá)
Mariscos limpos …………………………. 1 pires (chá)
Miolo …………………………………………….. 1 porção
Miúdos ………………………………………….. 1 porção
Ostra, mexilhão ……………………………….5 médios
Ovo …………………………………………….. 1 unidade
Pasta de amendoim …………………. 1 colher (sopa)
Peixe fresco ou em conserva ………………. 1 porção pequena
Hadoque …………………………… 1 porção pequena
Presunto ou frios ………………………………… 1 fatia
Sardinha fresca ……………………………… 4 unidades
Sardinha em lata …………………………… 2 unidades
Salsicha …………………………………………… 1 média
Siri …………………………………………. 1 pires de chá
Soja em grão………………………………………….25 g
Soja cozida ………………………………½ xícara (chá)
Tofu……………………………………………………..90 g
Vieira ………………………………………. 1 pires (chá)
Ricota ………………….1fatia grande (praticamente isenta de gordura animal)
Queijo Quark ………………. 2 colheres (sopa) rasas
Requeijão …………………………….. ½ colher (sopa)
Outros queijos …………30 a 50 g (1fatia pequena)

Cada porção equivale a:
Calorias: 82
Proteína: 7 g
Hidrato de carbono: 0
Gordura: 6 g
Alimentos do grupo 4 e 6

Continuando o ciclo de matérias sobre o que um diabético pode comer, confira os alimentos do grupo 4 – cereais, biscoitos e pães e grupo 6 – gorduras.

GRUPO 4: cereais, biscoitos e pães
Arroz cozido……………………………..2 colheres (sopa)
Arroz integral cozido…………………..2 colheres (sopa)
Aveia crua………………………………..2 colheres (sopa)
Aveia cozida …………………………….4 colheres (sopa)
Batata ……………………………………………. 1 média
Biscoito salgado ………………………………. 2 unidades
Bolacha água e sal, cream craker ………… 2 unidades
Bolacha maisena ou maria……………………..1 unidade
Farinhas em geral ………………………2 colheres (sopa)
Feijão, ervilha, lentilha …………………4 colheres (sopa)
Fubá …………………………………………1 colher (sopa)
Grão-de-bico …………………………….2 colheres (sopa)
Feijão branco…………………………….2 colheres (sopa)
Macarrão cozido ………………………….. ½ xícara (chá)
Maisena …………………………………..2 colheres (sopa)
Mandioca …………………………… 3 pedaços pequenos
Milho verde ……………………………….4 colheres (sopa)
Pão francês ou torrado …………………………….. 1 fatia
Pão de centeio ou torrado …………………………. 1 fatia
Pão de fôrma ou torrado …………………………… 1 fatia
Pão de hambúrguer …………………………………metade
Pão francês …………………………………………..metade
Pão de glúten ………………………………………… 1 fatia
Pão sírio ……………………………………………….metade

Cada porção equivale a:
Calorias: 70
Proteína: 2 g
Hidrato de carbono: 15 g
Gordura: 0


GRUPO 6: gorduras
Óleo, banha e azeite …………………. 1 colher (chá)
Manteiga ou margarina ……………… 1 colher (chá)
Creme de leite …………………………1 colher (sopa)
Bacon ……………………………………………….. 1 fatia
Azeitona ………………………………………………. 30 g

Calorias: 45
Gordura: 5 g
Proteínas: 0
Hidrato de Carbono: 0

Fonte: Livro Receitas para Diabéticos – Margarida Valenzi

Alimentos do grupo 5

Lista de frutas e sucos ideais para diabéticos

Como postado na matéria: dicas para ajudar a controlar o diabetes, viu-se que é aconselhável que sejam feitas 6 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.
A seguir, confira a lista de frutas e sucos que podem ser consumidos por diabéticos, preferencialmente como lanches da manhã, tarde e noite:

Abacate pequeno ………………………………. metade
Abacaxi …………………………………. 1 fatia pequena
Ameixa fresca ………………………………. 2 pequenas
Ameixa seca ………………………………… 2 pequenas
Banana ………………………………………….1 pequena
Caqui ………………………………………….. 1 pequeno
Damasco …………………………………………2 médios
Figo ……………………………………………….. 1 médio
Framboesa …………………………………. 10 unidades
Goiaba ………………………………………….1 pequena
Grapefruit ………………………………………… metade
Jabuticaba …………………. 1 pires (chá) (30 a 50 g)
Laranja ………………………………………… 1 unidade
Maracujá …………………………………………. 1 médio
Melancia ……………………………………………. 1 fatia
Melão ……………………………………….1 fatia média
Maçã …………………………………………….1 pequena
Mamão …………………………………. 1 fatia pequena
Mamão papaia ………………………………….. metade
Manga ………………………………………….1 pequena
Morango ………………………………………10 grandes
Pêra ……………………………………………..1 pequena
Pêssego …………………………………………… 1 médio
Suco de laranja …………………………………..200 ml
Tâmara ………………………………………. 2 unidades
Tangerina …………………………………… 2 pequenas
Uva …………………………………………… 12 unidades

Cada porção equivale a:
Calorias: 40
Proteínas: 0
Gordura: 0
Hidrato de Carbono: 10g

Alimentos do grupo 7

Com o intuito de completarmos o ciclo das matérias sobre como a alimentação pode controlar a diabetes e assim fecharmos as tabelas com os grupos alimentares e suas indicações para diabéticos, postamos aqui o grupo 7 – Leite e derivados.

Lembrem-se sempre que é aconselhável que sejam feitas 6 refeições diárias: café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde,jantar e lanche da noite. Saúde e boa dieta para todos!

Leite tipo B ……………………………………….250 ml
Leite desnatado ………………………………….370 ml
Coalhada com soro ……………………………..250 ml
Iogurte natural …………………………………….150 g
Iogurte desnatado …………………………………200 g
Leite integral em pó ………………………. 3 medidas

Calorias: 150
Proteínas: 8 g
Hidrato de carbono: 12 g
Gordura: 8 g

Café da manhã
½ copo (requeijão) de leite comum ……………….½ porção do grupo 7
½ pão francês ………………………………………..1 porção do grupo 4
1 fatia de ricota………………………………………1 porção do grupo 3
1 colher (chá) de margarina ………………………..1 porção do grupo 6

Lanche
1 fatia de mamão ……………………………………1 porção do grupo 5

Almoço
½ xícara (chá) abobrinha ……………………………1 porção do grupo 2
½ xícara (chá) de brócolis…………………………..1 porção do grupo 2
2 porções de frango ………………………………….2 porções do grupo 3
2 colheres (sopa) de arroz …………………………..1 porção do grupo 4
1 batata média……………………………………….1 porção do grupo 4
1 fatia de abacaxi ……………………………………1 porção do grupo 5

Lanche da tarde
½ copo (requeijão) de leite desnatado ……………..½ porção do grupo 7
1 maçã ………………………………………………. 1 porção do grupo 5

Jantar
1 xícara (chá) de legumes do grupo 2 ……………..2 porções do grupo 2
2 colheres (sopa) de grão-de-bico ………………….1 porção do grupo 4

Lanche da noite
1 fatia de queijo ……………………………………..1 porção do grupo 3
100 g de iogurte desnatado …………………………½ porção do grupo 7
1 pêssego ……………………………………………. 1 porção do grupo 5

Veja as tabelas referentes aos alimentos supracitados indicados para possíveis substituições, vendo as mesmas acima descritas de cada um deles:

Grupo 1 e 2 – hortaliças
Grupo 3 – Carnes, frios, soja e queijos
Grupo 4 – Cereais, biscoitos e pães
Grupo 5 – Frutas e sucos
Grupo 6 – Gorduras
Grupo 7 – Leite e derivados

Fonte: Livro Receitas para Diabéticos – Margarida Valenzi

DIABETES MELLITUS ( DM )
Sinônimos:
Diabetes, hiperglicemia

Nomes populares:
Açúcar no sangue, aumento de açúcar

O que é ?
Doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas características.
O distúrbio envolve o metabolismo da glicose, das gorduras e das proteínas e tem graves conseqüências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente. Nos dias atuais se constitui em problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, principalmente no Brasil.

Apresenta diversas formas clínicas, sendo classificado em:
Diabetes Mellitus tipo I:
Ocasionado pela destruição da célula beta do pâncreas, em geral por decorrência de doença auto-imune, levando a deficiência absoluta de insulina.
Diabetes Mellitus tipo II:
Provocado predominantemente por um estado de resistência à ação da insulina associado a uma relativa deficiência de sua secreção.

Outras formas de Diabetes Mellitus:
quadro associado a desordens genéticas, infecções, doenças pancreáticas, uso de medicamentos, drogas ou outras doenças endócrinas.

Diabetes Gestacional:
Circunstância na qual a doença é diagnosticada durante a gestação, em paciente sem aumento prévio da glicose.

Como se desenvolve?
Conforme pode ser observado no item acima (formas clínicas), são várias as causas do DM.


No DM tipo I, a causa básica é uma doença auto-imune que lesa irreversivelmente as células pancreáticas produtoras de insulina (células beta). Assim sendo, nos primeiros meses após o início da doença, são detectados no sangue dos pacientes, diversos anticorpos sendo os mais importantes o anticorpo anti-ilhota pancreática, o anticorpo contra enzimas das células beta (anticorpos antidescarboxilase do ácido glutâmico - antiGAD, por exemplo) e anticorpos anti-insulina.
No DM2, ocorrem diversos mecanismos de resistência à ação da insulina. O estilo de vida moderno tem papel fundamental no desenvolvimento do diabetes, quando consiste em hábitos que levam ao acúmulo de gordura principalmente na região abdominal. Tipo de distribuição de gordura que é mais relacionado ao aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O que se sente?
Os sintomas do aumento da glicemia são: sede excessiva, aumento do volume urinário e do número de micções, hábito de urinar durante a  noite, fadiga, fraqueza, tonturas, visão borrada, aumento de apetite e  perda de peso.
Estes sintomas clássicos do diabetes muitas vezes passam despercebidos ou não são valorizados pelos portadores desta condição.
Estes sintomas tendem a ir se agravando e podem levar a complicações severas e agudas como a cetoacidose diabética (no DM1) e o coma hiperosmolar (no DM2), caso a doença não seja diagnosticada, nem tratada.
Os sintomas das complicações que ocorrem a longo prazo, ou seja, aquelas decorrentes da hiperglicemia mantida ao longo dos anos, envolvem alterações visuais, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas, ortopédicas e problemas cardíacos.


Como o médico faz o diagnóstico?
Além dos sintomas e sinais clássicos da doença, que podem não estar presentes precocemente, o diagnóstico laboratorial do Diabetes mellitus é estabelecido pela medida da glicemia no soro ou plasma, após um jejum de 8 a 12 horas e também pela dosagem da glicemia 2 horas após sobrecarga com glicose (glicemia 2 horas após-sobrecarga). O diagnóstico sempre deve ser confirmado com uma segunda medida.
Os parâmetros para o diagnóstico de diabetes são:

Critérios para a presença de anormalidades da tolerância à glicose, segundo a ADA-2005:

  Categoria                                     Glicemia de Jejum     Glicemia 2h pós-sobrecarga
 Normal                                                   <100 mg/dl     <140 mg/dl
 Glicemia de jejum alterada (GJA)               100-125 mg/dl
 Tolerância à glicose diminuída (TGD)
                             140-199 mg/dl
 Diabetes*                                                  126 mg/dl     200 mg/dl
 Quando ambos os exames são realizados (glicemia de jejum e TOTG de 2h), GJA ou TGD podem ser diferenciados.

*O diagnóstico de diabetes requer confirmação em uma outra coleta.
(Adaptado da American Diabetes Association - ADA 2005)

 
Quais os objetivos do tratamento?

O objetivo principal é manter os níveis glicêmicos o mais próximo dos valores considerados normais. Também é importante manter os níveis adequados de colesterol, controlar a pressão arterial e o peso corporal de acordo com o que se segue:

Glicemia plasmática (mg/dl)*:

•    Jejum: 110 ou 100 (ADA, 2004)
•    Pós-prandial: 140-180
•    Glicohemoglobina (%)*: 1% acima do limite superior do método

Colesterol (mg/dl):
•    Total: < 200
•    HDL: > 45
•    LDL: < 100
•    Triglicérides: < 150

Pressão arterial (mmHg):
•    Sistólica: < 130**
•    Diastólica: < 80**

Índice de Massa Corporal - IMC*** (kg/m²): 20-25  kg/m².

* : Quanto ao controle glicêmico, deve-se procurar atingir valores os mais próximos do normal. 
Como muitas vezes não é possível, aceita-se, nesses casos, valores de glicose plasmática em jejum até 126 mg/dl e pós-prandial (duas horas) até 160 mg/dl, e níveis de glicohemoglobina até um ponto percentual acima do limite superior do método utilizado. Acima desses valores, é sempre necessário realizar intervenção para melhorar o controle metabólico.
** : The Seventh Report of the Joint National Committee on Prevention, Detectation, Evaluation and Treatment of High Blood Pressure (JNC 7). JAMA 2003; 289:2560-72.
***:  Índice de Massa Corporal – IMC. É a medida mais usada  na prática para saber se  uma pessoa é considerada obesa ou não. Ele é calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros.


Quais são as complicações do DM?
O desenvolvimento das complicações crônicas está relacionado ao tempo de exposição à hiperglicemia.
As complicações do diabetes são divididas em dois grupos.
O primeiro deles se refere à elevação brusca da glicose no sangue, hiperglicemia. Ela pode levar o paciente a urinar excessivamente, sentir muita sede, emagrecer, desidratar e até perder a consciência, chegando ao coma diabético, mais freqüente em pessoas com DM1.
O segundo grupo de complicações são as decorrentes da glicemia aumentada e mantida durante meses ou anos, podendo levar a alterações vasculares no coração, nos olhos (retinopatia), nos rins (nefropatia) e nos nervos (neuropatia). Essas situações acontecem, principalmente, nos pacientes com o tipo 2 do diabetes.
A doença cardiovascular é a primeira causa de mortalidade nos indivíduos com DM2, a retinopatia a principal causa de cegueira adquirida, a nefropatia uma das maiores responsáveis pelo ingresso em programas de diálise e o pé diabético importante causa de amputações de membros inferiores.




Dr. Luiz Clemente Rolim faz uma demonstração prática sobre um exame de neuropatia diabetica, durante o CATD 2011. Palestra realizada no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro - RJ.
Mesmo com a glicemia controlada, existem exames que devem ser feitos periodicamente pelos diabéticos?
Caso o diabetes esteja sendo bem controlado, existem exames que podem ser feitos para monitorar as complicações do diabetes e evitar sua progressão. São eles:
•    Dosagem de hemoglobina glicada (HbA1c): deve ser mantida sempre menor do que 7%
•    Exame de fundo de olho: faz a análise da retina do diabético
•    Dosagem da microalbuminúria: verifica a presença de pequenas quantidades de proteínas na urina que podem causar nefropatia
•    Aferição da pressão arterial
•    Lipidograma ou dosagem de colesterol
•    Exame dos pés: para evitar as lesões do pé diabético e amputações de membros inferiores


Perguntas que você pode fazer ao seu médico:
- O que muda na minha rotina após o diagnóstico de diabetes?
- Quais as minhas chances de ter um filho com diabetes?
- Devo usar produtos light ou diet? Qual a diferença entre eles?
- Além do açúcar, existem outros alimentos que não devo usar?
- Como aplicar corretamente a insulina?
- O diabetes implica em alguma mudança na minha vida profissional?
- O que é o cálculo de contagem de carboidratos? Posso usar isso para comer doces usando insulina de ação ultra-rápida para evitar a hiperglicemia?


Fontes:
Atualização Brasileira sobre Diabetes – 2006
Consenso Brasileiro sobre Diabetes – 2002
ABC.MED.BR, 2008. Diabetes Mellitus. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2012.