É um estudo fascinante! Boa Leitura! ENCONTRE seu assunto preferido em " MARCADORES" na lateral dir

É um estudo fascinante! Boa Leitura! ENCONTRE seu assunto preferido em " MARCADORES" na lateral dir
Informações: helofontoura@hotmail.com

sábado, 19 de junho de 2010

27 - VITAMINAS, AMINOÁCIDOS, ENZIMAS, SAIS MINERAIS e OLIGOELEMENTOS

Sobre a Coenzima Q 10 - vale ver

Todas as células do corpo produzem energia com a finalidade de fabricar vários tipos de moléculas necessárias para o seu bom funcionamento. 

Das centenas de substâncias que entram neste processo todas são sintetizadas pelo organismo, exceto cerca de 47 delas. Estas substâncias são chamadas de "Nutrientes Essenciais" e portanto o organismo deve recebê-las já prontas do meio externo.(de forma natural seria pela alimentação) 

Isto quer dizer que necessitamos de um aporte nutricional adequado, em elementos essenciais, e não é difícil compreender que a falta de um ou mais desses elementos prejudicará o funcionamento das células e, conseqüentemente do organismo como um todo. 

O tratamento com a ELETROTERAPIA - APARELHO portátil GFU -  nos ajuda MUITO , POIS COM A OXIGENAÇÃO CELULAR e limpeza do sangue nossas células recebem com facilidade os nutrientes. Veja mais sobre no http://gfugeradordefrequencia.blogspot.com/
 - Oxigenando as células, diminuindo as toxinas, alcalinizando e mineralizando o seu sangue, você estará colaborando e MUITO com a sua Saúde.

Um sangue ácido, antigamente falavam sangue sujo rs - abre portas para parasitas, bactérias entre outros microorganismos que nos enfraquecem - roubam nutrientes. BOA LEITURA !!!

Além da Água e do Oxigênio:

Aminoácidos:
1 - Histidina
2 - Leucina
3 - Isoleucina
4 - Valina
5 - Lisina
6 - Metionina
7- Fenilalanina
8 - Treonina
9 - Triptofano

Ácido Graxo essencial:
10 - Ácido linoleico

Vitaminas:
11 - Tiamina (B1)
12 - Riboflavina (B2)
13 - Niacina (B3)
14 - Piridoxina (B6)
15 - Ácido fólico (B9)
16 - Cobalamina (B12)
17 - Ácido pantotênico
18 - Biotina
19 - Ácido para-amino-benzóico
(PABA)
20 - Inositol
21 - Colina
22 - Ácido ascórbico (C)
23 - Retinol (A)
24 - Calciferol (D)
25 - Alfa tocoferol (E)
26 - Menadiona (K)

Sais minerais:
27 - Sódio
28- Potássio
29 - Cálcio
30 - Fósforo
31 - Magnésio
32 - Manganês
33 - Ferro
34 - Cobre
35 - Zinco
36 - Selênio
37 - Cromo
38 - Iodo
39 - Enxofre
40 - Lítio
41 - Boro
42 - Flúor
43 - Vanádio
44- Molibdênio
45 - Ácido lipóico
46 - Taurina
47 - Bioflavonóides (rutina, hesperidina, quercetina)

O papel das vitaminas, aminoácidos, ácidos graxos, enzimas e minerais, na terapêutica tem sido revistos, graças aos estudos estimulados pelo uso dessas substâncias na prática clínica e descobertas da pesquisa básica. Mas como saber o que está faltando no organismo? Uma anamnese completa (história do paciente bem colhida), exame físico e  alguns exames.


Em alimentos foi colocado aonde adquirir vitaminas e sais minerais.




































Aminoácidos:
Um aminoácido é uma molécula orgânica formada por átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio unidos entre sí de maneira característica.
Para que as células possam produzir sua proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.


Aminoácidos não-essenciais são aqueles os quais o corpo humano pode sintetizar. São eles:alanina, asparagina,cisteína, glicina, glutamina, histidina, prolina, tirosina, ácido aspártico, ácido glutâmico.


Os aminoácidos essenciais são aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo humano. Dessa forma, são somente adquiridos pela ingestão de alimentos, vegetais ou animais. São eles: arginina, fenilalanina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, serina, treonina, triptofano e valina.


A Arginina é um dos aminoácidos codificados pelo código genético, sendo portanto um dos componentes das proteínas dos seres vivos. Em mamíferos, a arginina pode ou não ser considerada como aminoácido essencial, dependendo do estágio do desenvolvimento do indivíduo ou do seu estado de saúde.


Além de fazer parte de proteínas, a arginina tem papéis importantes na divisão celular, na cicatrização de feridas, na remoção de amônia do corpo, no sistema imunológico e na produção de hormonios (Podemos aqui citar como exemplo o hormonio insulina, que controla a razão e a maneira pela qual a glicose é utilizada pelo corpo. Outros hormonios incluem os sexuais, os cortiscosteróides, a adrenalina, a tiroxina, e o hormonio do crescimento)


A síntese da arginina ocorre principalmente no eixo intestinal-renal. Células do epitélio do intestino delgado produzem citrulina; células dos túbulos proximais nos rins extraem a citrulina da circulação sanguínea e convertem-na a arginina, sendo esta retornada à circulação. Consequentemente, uma situação patológica que resulte numa diminuição da função renal ou intestinal pode potencialmente reduzir a síntese de arginina, aumentando a necessidade de absorção deste aminoácido pela dieta.


A arginina pode ser encontrada em alimentos genericamente ricos em proteínas, como a carne, peixe e produtos lacticínios. Alguns alimentos ricos em arginina incluem chocolate, amendoins e nozes.




GLUTAMINA; A glutamina é o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. Além de actuar como nutriente (energético) para as células imunológicas, a glutamina apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular. Este efeito pode estar associado à sua capacidade de captar água para o meio intracelular, o que estimula assim a síntese protéica.


É um aminoácido não essencial, sintetizado a partir das necessidades corporais sendo a forma mais abundante de aminoácido encontrada no corpo.

A glutamina exerce funções muito importantes para o corpo, que são: (a) manutenção do sistema imunológico; (b) equilíbrio do balanço ácido/básico durante estado de acidose; (c) possível reguladora da síntese e da degradação de proteínas; (d) controle do volume celular; (e) desintoxicação corporal do nitrogênio e da amônia; o controle do balanço ácido/ básico é importante para que o pH sangüíneo varie somente entre 7.35 e 7.45 e é executado pela glutamina de várias formas. Além de fornecer a nutrição adequada dos rins para promover a liberação de H+, ela atua diretamente nesse processo.


o ponto chave é a quantidade ideal de sua administração para que ela exerça seus efeitos de forma a alcançar maiores benefícios possíveis. Mesmo sem termos até hoje nenhum trabalho que comprove malefícios causados por uma possível hiperdosagem, essa possibilidade não deve ser descartada.

Um cuidado precioso a ser tomado pode ser o controle dos produtos usualmente administrados de forma paralela, pois vários desses produtos à venda apresentam em sua composição níveis razoáveis de glutamina, podendo dessa forma, se ignorados, causar uma administração maior do que a esperada. Exemplos desses produtos são: o Super Glu, Acetabolan, Betagen, CytoVol, Whey Protein e etc. O único efeito colateral que pode nos dar é uma parada cardíaca devido ao mal uso do suplemento; sem orientação de nutricionistas ou médicos, o consumidor pode ter sérios problemas.

Os aminoácidos, também denominados de peptídeos, representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e radical que determina um dos vinte tipos de aminoácidos.
 
Podem ser classificados seguindo dois princípios: pelas propriedades funcionais dos radicais, classificação mais geral; ou pela necessidade de cada organismo, classificação específica ao hábito nutricional conforme a espécie.

1) Pela propriedade funcional → por este critério são diferenciados em apolares (valina, alanina, leucina, triptofano, glicina, isoleucina, fenilalanina, metionina e prolina), polares (serina, tirosina, cisteina, glutamina, treonina e asparagina) e os tipos que acumulam carga positiva ou negativa (ácido aspártico, lisina, arginina, histidina e ácido glutâmico).

2) Pela necessidade nutricional → É variável de espécie para espécie, obedecendo a capacidade que cada um possui de sintetizar os aminoácidos ou adquiri-los através da alimentação.
Para os seres humanos, são subdivididos em aminoácidos essenciais, aqueles que o metabolismo não consegue produzir, e somente pela ingestão de alimentos conseguimos suprir sua carência; e aminoácidos não essenciais, sintetizados pelo organismo a partir de outros.

A formação de uma proteína:

O encadeamento dos aminoácidos se estabelece por meio de ligações peptídicas, mantidas entre o grupo carbonila de um aminoácido e o grupo amina de seu adjacente. À medida que o RNAr (ribossomo) percorre o filamento de RNAm (mensageiro), e realiza a leitura dos códons, acrescentando gradativamente os aminoácidos transportados pelo RNAt (transportador) na cadeia polipeptídica, vai então surgindo uma proteína.

A seqüência dos aminoácidos na proteína determina a forma da mesma e, conseqüentemente, a sua função, ou seja, para o bom funcionamento orgânico é necessário um coordenado e eficiente processo de tradução.

Um único erro durante a síntese protéica pode acarretar disfunções ou deficiências ao organismo, como é o caso da anemia falciforme (hemácias em forma de foice) devido à substituição de um aminoácido, o ácido glutâmico por uma valina.
Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola


Para a espécie humana (Homo sapiens), nove desses aminoácidos são considerados essenciais e os demais naturais. Essenciais porque o nosso organismo não os sintetiza, e por meio do hábito nutricional onívoro (herbívoro e carnívoro), suprimos esse déficit complementando os naturais.

Essas unidades protéicas unem-se por meio de ligações químicas denominadas de ligações peptídicas, ocorrendo sempre entre o grupo amina e o carboxílico de aminoácidos adjacentes (vizinhos) formando um dipeptídeo, tripeptídeo, tetrapeptídeo, ... polipeptídeo, respectivamente conforme a quantidade de unidades contíguas

 

Aminoácidos Essenciais
Aminoácidos Naturais
Histidina (His) – com carga elétrica Alanina (Ala) - apolar
Isoleucina (Iso) – apolar Arginina (Arg) - com carga elétrica
Lisina (Lis) - com carga elétrica Asparagina (Asn) - polar
Metionina (Met) - apolar Cisteina (Cis) - polar
Fenilalanina (Fen) - apolar Ácido Glutâmico (Glu) - com carga elétrica
Treonina (Ter) - polar Glutamina (Gln) - polar
Triptofano (Tri) - apolar Glicina (Gli) - apolar
Valina (Val) - apolar Prolina (Pro) - apolar
Leucina (Leu) – apolar Ácido Aspartico (Asp) - com carga elétrica

Serina (Ser) - polar

Tirosina (Tir) - polar
Tabela distinguindo os aminoácidos essenciais e naturais necessários a um ser humano, especificando a propriedade que caracteriza cada um.


Valina
Leucina
Isoleucina
Todos estes 3 aminoácidos são chamados aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA´s). Eles desempenham funções importantes no aumento das proteínas e atuam como fonte de energia durante os exercícios.
* Eles são os aminoácidos presentes em abundância nas mioproteinas (proteínas do músculo).
* Eles são conhecidos por aumentar a quantidade de proteínas no organismo.
* Eles são usados como fonte de energia durante os exercícios físicos.
* Eles consistem de 3 aminoácidos: valina, leucina e isoleucina.
Alanina É um aminoácido importante que atua como fonte de energia para o fígado.
É um dos aminoácidos mais facilmente utilizados como fonte de energia.
* Sua participação é citada para melhorar o metabolismo do álcool.
* É também utilizado como material para a síntese de glicose (açúcar do sangue) necessária para o corpo.
* Sua participação é citada na rápida recuperação da fadiga durante os exercícios.
Arginina É um aminoácido necessário para manter as funções normais das vias sanguíneas e da resposta imunológica contra infecções.
Ela desempenha um papel importante na dilatação dos vasos sanguíneos, o que facilita o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos. (Óxido nítrico, que é necessário para a vaso-dilatação, é feito da arginina.).
* É um aminoácido útil na eliminação do excesso de amônia do organismo humano.
* Sua participação é citada no aumento da função imunológica.
Glutamina É um aminoácido necessário para manter as funções normais do trato intestinal e dos músculos, bem como da defesa imunológica.
* É um dos aminoácidos presentes em maior quantidade no corpo.
* Tem a função de proteger o estômago e o trato intestinal. É usado como fonte de energia para o trato intestinal em particular.
* Sua participação é citada na proteção do fígado e aumento do metabolismo do álcool.

Lisina É um aminoácido essencial representativo e tende a ser insuficiente em dietas concentradas em trigo e arroz.
* É um aminoácido essencial mais representativo.
* Geralmente é deficiente na farinha de trigo e no arroz polido.

O trigo é mais deficiente em lisina, comparativamente ao padrão ideal de aminoácidos. O aminoácido deficiente deve ser compensado para melhorar o valor nutricional.
Um projeto da United Nations University mostrou que a lisina tende a ser deficiente em países em desenvolvimento, onde as pessoas dependem do trigo e do pão como fonte de proteína. Se houver deficiência de aminoácidos como a lisina, isto poderá levar a distúrbios no crescimento.

Ácido aspártico Presente em grandes quantidades no aspargo. É uma fonte de energia de rápida atuação.



O ácido aspártico é o aminoácido localizado mais próximo do ciclo TCA, que produz energia para grande parte do organismo.
O ciclo TCA pode ser comparado ao motor de um carro. Baseado neste mecanismo, cada uma das células do nosso corpo gera energia.
O ácido aspártico pode elevar a eficiência deste sistema
.
Ácido glutâmico Presente em grandes quantidades no trigo e soja. É uma fonte de energia de rápida atuação.
* É um aminoácido encontrado em grande quantidade no trigo e na soja.
* É um dos aminoácidos mais facilmente utilizados como fonte de energia.
* É um aminoácido presente em diversos alimentos naturais.
* Sua participação é citada na rápida recuperação da fadiga durante os exercícios.

Prolina É o principal componente do “colágeno”, que constitui a pele e outros tecidos. Atua como fonte de energia de rápida atuação.
É um dos aminoácidos que formam a pele.
* A prolina é um aminoácido importante como NMF (Fator Natural de Hidratação) que proporciona a hidratação da pele.
* A prolina é um aminoácido facilmente usado como fonte de energia para o organismo.
* A prolina é um dos NMF´s mais importantes para retenção da umidade no estrato córneo da pele.
Cisteína Sua deficiência é comum em crianças.
* No corpo humano ela é sintetizada a partir da metionina . Em crianças, a capacidade de síntese da cisteína não é suficiente, tornando-se recomendável a ingestão de quantidade adicional deste aminoácido.

Treonina É um aminoácido essencial usado para suplementação de proteínas de cereais.
Metionina É um aminoácido essencial que é usado para produzir diversas substâncias necessárias à nutrição, à resposta imunológica e à defesa contra agressões.
Histidina É um aminoácido essencial usado para produzir histamina e outros componentes.
Fenilalanina É um aminoácido essencial usado para produzir diversos aminoácidos úteis.
Tirosina É usado para produzir diversos aminoácidos úteis e é chamado aminoácido aromático, junto com a fenilalanina e o triptofano.
Triptofano É um aminoácido essencial usado para produzir diversos aminoácidos úteis.
Asparagina É um aminoácido localizado próximo ao ciclo do Ácido Tricarboxílico (local de geração de energia) junto com o ácido aspártico.
Glicina É usado para produção da glutationa e porfirina, um componente da hemoglobina.
Serina É usado para produção de fosfolipídios e ácido glicérico.

ARGININA:

A arginina é vital para o funcionamento normal da glândula pituitária.
Tomada antes de dormir, ela aumenta a produção do hormônio de crescimento.
Ela ajuda na desintoxicação de resíduos venenosos e substancias tóxicas.
Também ajuda na recuperação de ferimentos.
Uma alta porcentagem do colágeno ( a "cola" do organismo) é constituída de argenina.
É ideal quando combinada com Oritina.


ENZIMAS
O que são enzimas?

O termo é derivado de "en" = dentro e "zima" = levedura. As enzimas são moléculas de proteína bastante grandes e complexas que agem como catalisadoras em reações bioquímicas.


Como as proteínas, elas consistem em longas cadeias de amino-ácidos unidas por ligações de peptídeos. Elas são formadas dentro das células de todos os seres vivos, plantas, fungos, bactérias, e organismos microscópicos unicelulares.


As enzimas são classificadas segundo os compostos nos quais elas agem:


- lipases atuam nas gorduras decompondo-as em glicerol e ácidos graxos;

- catalases decompõem a água oxigenada;


- amilases decompõem os amidos em açúcares mais simples;


- proteases decompõem as proteínas;


- celulases decompõem a celulose;


- pectinases decompõem a pectina;


- xilanases decompõem a xilana;


- isomerases catalizam a conversão da glicose em frutose;


- beta-glucanases decompõem a beta-glucana;


- outras.


As enzimas comumente encontradas no trato digestivo são a pepsina, a tripsina e peptidases (que decompõem as proteínas), lipases e amilases.


Como as enzimas agem ?


Elas controlam várias funções vitais incluindo os processos metabólicos que convertem nutrientes em energia e em novos materiais para as células, além de acelerar a reação dos processos bioquímicos, tornando-os mais eficientes.


As enzimas se conectam às substâncias reagentes e enfraquecem certas ligações químicas, de modo que menos energia (de ativação) é necessária para que as reações ocorram.


Se as enzimas estivessem ausentes, as reações químicas seriam lentas demais para dar suporte à vida.


As enzimas são bastante específicas, decompondo ou compondo apenas certas substâncias em certas condições de temperatura, pH e concentração do substrato (substância na qual a enzima atua). Algumas transformações envolvem várias enzimas como a da glicose em água e gás carbônico que leva 25 passos, cada passo com a participação de várias enzimas.


Quando as enzimas são aquecidas, elas aceleram ainda mais as reações, mas apenas até certo ponto a partir do qual elas se modificam e perdem suas propriedades catalizadoras. Quando a temperatura cai, as enzimas voltam ao seu estado anterior.


De onde as enzimas surgem ?


As células usam a informação dos nossos genes para fabricar proteínas, as quais são usadas para várias funções. A enzima é uma dessas proteínas. Também, as enzimas podem ser encontradas nos alimentos. As células possuem de 2000 a 3000 enzimas diferentes em cada uma. Células diferentes possuem enzimas diferentes.


Como as enzimas atuam na boca ?


Quando o alimento é mastigado na boca, ele fica reduzido à pequenos fragmentos que se misturam com a saliva produzida pelos três pares de glândulas salivares (parótidas, submandibulares e sublinguais).


A saliva é um líquido neutro ou ligeiramente alcalino, que contém água, muco e enzimas (amilase salivar ou ptialina). As glândulas submandibulares e sublinguais segregam uma saliva mais grossa que contém a enzima mucina. A outra enzima da saliva é a ptialina, que digere parcialmente os amidos e converte-os em maltose (um tipo de açúcar).


A água umedece o alimento, o muco lubrifica-o e a amilase catalisa a hidrólise do amido (polissacarídeo) que o transforma em moléculas de açúcares mais simples (oligossacarídeos e monossacarídeos).


A saliva também dissolve algumas moléculas que são captadas pelos receptores de sabor nas papilas gustativas da língua (permitindo o reconhecimento dos sabores). O alimento mastigado e ensalivado fica reduzido à uma pasta mole: o bolo alimentar.


Como as enzimas atuam no estômago ?


O estômago recebe o bolo alimentar e o piloro é fechado para que o bolo alimentar não passe imediatamente para o duodeno. O estômago, por meio das glândulas gástricas, libera o suco gástrico que é constituído por água, ácido clorídrico (a 0,5% de concentração), mucos, pelas enzimas pepsina (várias proteases) e, nos bebês, a renina. O estômago então se contrai


ritmicamente (movimentos peristálticos), o que permite a mistura do bolo alimentar com o suco gástrico.


A água permite que os alimentos se dissolvam ou fiquem em suspensão. O ácido clorídrico reage com o pepsinogênio parar gerar a pepsina, dá o grau de acidez ideal para a pepsina atuar e destrói muitas das bactérias ingeridas nos alimentos. O muco lubrifica o alimento e protege as paredes do estômago dos efeitos do ácido e das proteases. A pepsina permite a conversão das proteínas em polipeptídeos e aminoácidos e a renina coagula a proteína do
leite.


Quando a digestão estomacal é concluída, o piloro vai abrindo e liberando a pasta ácida semi-líquida (quimo) do estômago para o duodeno em pequenas quantidades.


Os líquidos demoram pouco a passar para o duodeno mas o estômago vai liberando seu conteúdo meia-hora após o início da refeição e só é esvaziado de 2 a 3 horas depois, dependendo do tipo do alimento.


Como as enzimas atuam no duodeno e no intestino delgado ?


O quimo recebido do estômago é misturado ao suco pancreático e intestinal (com enzimas proteolíticas) e à bílis, que são lançados no duodeno através de canais. O suco pancreático possui diversas enzimas, entre as quais a tripsina (transforma proteínas em amino-ácidos), a amilase (transforma amido e dextrina em maltose), a maltase (transforma maltose em glicose) e a lipase pancreática (transforma gordura em ácidos graxos e glicerina).


Algumas glândulas que revestem o intestino segregam as enzimas sacarase (transforma sucrose em glicose e frutose), maltase, lactase (transforma lactose em glicose e galactose), lipase, amilase e erepsina que em parte formam o suco intestinal.


A ausência ou baixa atividade da lactase pode causar vários graus de intolerância ao leite.


O fígado emite a bílis, que apesar de não provocar transformações alimentares, facilita a digestão diluindo o conteúdo intestinal, funcionando como antisséptico, reduzindo a tensão superficial das gotas ou glóbulos de gordura (o que facilita a digestão pela lipase do pâncreas e do intestino) e impedindo-as de se aglutinar graças aos sais biliares. A bílis é uma substância alcalina de cor verde e amarga e neutraliza a acidez do quimo vindo do estômago.


Depois de concluída a digestão intestinal, a massa alimentar fica reduzida a uma pasta semi-líquida de aspecto leitoso (quilo) formada principalmente por água, sais minerais, glicose, glicerina, ácidos graxos e aminoácidos, todos prontos para serem absorvidos.


Como os nutrientes são absorvidos ?


Na membrana mucosa do intestino delgado ficam muitas reentrâncias e dobras chamadas villi que aumentam a superfície de absorção em mais de 600 vezes o que seria se o intestino fosse um simples cilindro.


Os produtos da digestão são absorvidos por pequeninas artérias imediatamente sob o epitélio nos villi.


Os amino-ácidos, sais minerais e vitaminas solúveis em água são transportados pela corrente sanguínea primeiro ao fígado e depois ao resto do corpo para reparar e construir os tecidos e o excesso é convertido em uréia pelo fígado para ser depois excretado pelos rins.


A glicerina e os ácidos graxos são captados nos vasos linfáticos e novamente reunidos em pequenos glóbulos de gordura. Esses glóbulos são depois transportados pela corrente sanguínea para os tecidos, onde são consumidos em reações de oxidação e/ou armazenados sob a forma de tecido adiposo.


Os açúcares (sob a forma de monossacarídeos) são temporariamente armazenados no fígado como glicogênio e liberados como glicose quando necessário.


Existe uma espécie de inteligência intestinal descrita por Hunt, que nada mais é do que a capacidade do delgado em absorver mais ou menos determinado grupo alimentar, de acordo com a necessidade do organismo naquele momento.


O que acontece com o que não é absorvido ?


Os alimentos levam cerca de 4 horas para atravessar o intestino delgado (quase 7 metros). Ao chegar ao intestino grosso (1,2 metros), bactérias presentes ainda segregam algumas enzimas que permitem que algumas substâncias resultantes da digestão ainda sejam absorvidas.


Vários tipos de bactérias habitam o intestino grosso e decompõem algumas fibras indigeríveis, fermentam açúcares e decompõem algumas proteínas. Certas bactérias podem sintetizar vitamina K e B. Ainda não está claro o quanto de vitamina B pode ser absorvido pelo intestino grosso, mas metade da quantidade necessária de vitamina K é de origem bacteriana.


Os alimentos levam de 12 a 18 horas para alcançar o reto. Durante esse tempo a água é absorvida e os dejetos são compactados gradualmente para serem expelidos. São da maior importância estas etapas da excreção ou eliminação porque no intestino grosso só restam substâncias tóxicas, como o escatol, que se reabsorvidos por um atraso ou retardo no trânsito, como ocorre na prisão de ventre, podem gerar aquilo que denominamos de
auto-endo-intoxicação, que é caracterizada por cansaço, desânimo, cefaléia, mau hálito, etc.


As enzimas atuam fora do organismo ?


Enzimas atuam na obtenção do álcool a partir dos açúcares (e dos açúcares a partir dos amidos), reduzem o nitrogênio e o fósforo dos dejetos orgânicos, atuam nos bolos (evitam que solem), aceleram a produção de cerveja, atuam na produção dos queijos e removem a lactose, funcionam em detergentes, atuam em amaciantes de roupa, atuam na produção de couros, atuam na produção de papel, atuam na produção de dextrose, frutose (usados em confeitos e refrigerantes), amaciam o algodão e clareiam o vinho e sucos.


As enzimas são consumidas nos processos ?


Depois de a reação se completar, a enzima fica intacta e disponível para iniciar outra reação. Algumas enzimas são capazes de participar de milhares de reações em um único minuto. Em princípio, isso pode continuar indefinidamente, mas na prática a maioria das enzimas perde a estabilidade e capacidade de catalisar as reações.


Há alguma demonstração prática da atuação de enzimas ?


Sim. Pegue um abacaxi fresco, e um recipiente com gelatina comum. Corte uma fatia do abacaxi e coloque-a em cima da gelatina. Observe o que acontece. Algumas embalagens de gelatina recomendam explicitamente não misturar com abacaxi. O abacaxi contém enzimas que decompõem as proteínas da gelatina.

MINERAIS

OLIGOELEMENTOS


































É comum as pessoas sentirem dúvida se estão consumindo as vitaminas,os minerais, aminoácidos entre outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.

As vitaminas são um grupo de nutrientes orgânicos, essenciais para regular o processamento químico do organismo. Elas não podem ser produzidas no corpo. Obtemos as vitaminas de alimentos ou de suplementos vitamínicos e necessitamos de todas para um funcionamento equilibrado do nosso organismo. Já foi colocado no tópico Aparelho Digestivo e Disbiose as explicações de porque nem sempre conseguimos processar todos os nutrientes e acabamos em falta de muitos deles.Vale ver para compreender melhor. O conhecimento é sempre importante para alcançarmos a nossa Cura, né?

O stress da vida diária, os poluentes, as toxinas, conservantes, químicas, parasitas, fungos, bactérias, entre tantos outros, estão causando uma série de problemas de saúde.Atualmente tem sido mais divulgado esse assunto, isso é muito bom. Vários pesquisadoreres falando sobre em livros, na TV, revistas...

O tratamento realmente cumpre seu objetivo. Essas novas doenças, o aumento de outras está levando os pesquisadores a estudar sobre esta relação entre saúde e alimentos e sobre parasitas e produtos químicos. Entre eles a Dra. Hulda.

Testes laboratoriais provaram que entre vários nutrientes as vitaminas também são essenciais e, em 30 anos, cerca de 50 substâncias foram identificadas como "Fatores Complementares do Alimento", necessários para viver.

O uso de letras para as vitaminas foi criada pelo cientista americano Elmer McCollum, que a princípio designou em "A", a solúvel em gordura e "B" a solúvel em água. Ele só conhecia estas duas vitaminas, mas hoje sabe-se que as chamadas vitaminas D, E e K também são solúveis em gorduras ("Lipossolúveis") e que existem muitas outras solúveis em água ("Hidrossolúveis").

A vitamina C foi o tema do primeiro experimento clínico controlado nos registros da história médica. Até então os marinheiros eram atingidos pelo escorbuto pela deficiência da vitamina C causada por uma dieta quase exclusivamente à base de biscoitos, sal, carne e peixe.

Por volta de 1940, no continente Sul Americano, houve incidência de Pelagra, caracterizada por perturbações mentais, diarréia e dermatite. Ela se espalhou com tanta violência que se pensou tratar-se de uma praga. No final, ficou provado que a "praga" era uma deficiência de Vitamina B3, a Niacina, e a pelagra é agora extremamente rara no mundo ocidental.

As vitaminas e os outros elementos atuam em conjunto no corpo para assegurar que todos os processos sejam executados. Quando falta um elemento apenas, o corpo se desequilibra e deixa de funcionar corretamente. Se imaginarmos o organismo como uma máquina regulada, quando uma peça emperra, nada funciona direito.

No organismo, proteínas, carboidratos e gorduras se combinam para produzir energia e compor os tecidos e ossos. Essas reações químicas são aceleradas por determinadas vitaminas.

As Vitaminas Hidrossolúveis não são armazenadas no corpo e devem ser tomadas diariamente para se prevenir sua deficiência. ( essa matéria foi retirada de pesquisa em sites de Medicina Ortomolecular onde indicam complementação de vitaminas)

A Medicina Ortomolecular é a denominação dada a área da especialidade médica de Nutrologia que cuida de vitaminas, sais minerais, ácidos graxos, enzimas, coenzimas e micro nutrientes que precisam ser adicionados a alimentação para melhorar as funções metabólicas do organismo humano.

Contínuas evoluções no estudo da micronutrição têm demonstrado que cada vez mais pessoas recorrem a suplementos vitamínicos. A alimentação saudável não fornece mais os elementos nutricionais necessários e, para ter um sistema imune capaz de combater doenças e manter um nível excelente de energia e clareza mental, somos obrigados a buscar esses elementos em outro lugar: - os Suplementos. ( fica aqui uma reflexão sobre. Por que não conseguimos mais os elementos necessários através da alimentação....)

Os suplementos vitamínicos não são um substituto dos alimentos e não podem ser ingeridos sem eles. Não são uma compensação para a má alimentação, mas fortalece a boa dieta alimentar.

As vitaminas e sais minerais agem em conjunto entre si e uma dose excessiva pode perturbar o equilíbrio do organismo. Uma suplementação adequada de vitaminas (e sais minerais) vai assegurar a quem a ingere, o consumo das quantidades corretas para a perfeita manutenção da saúde.
Já as Vitaminas Lipossolúveis (A, D, E, K) podem ser armazenadas. O intestino as absorve e o sistema linfático as transporta para diferentes partes do corpo. As vitaminas lipossolúveis estão relacionadas com a manutenção da estrutura das membranas celulares. O consumo excessivo de vitaminas lipossolúveis, particularmente as vitaminas A e D, pode chegar a níveis tóxicos ao organismo.
São 18 os minerais necessários à manutenção do corpo humano. Sem eles, as vitaminas não são assimiladas.
Teoricamente, todos os alimentos orgânicos deveriam conter vitaminas e sais minerais, mas a industrialização e outros métodos modernos de produção de alimentos podem eliminá-los

A melhor hora para se tomar a maioria dos suplementos vitamínicos é durante as refeições. As vitaminas por serem substâncias orgânicas devem ser ingeridas com outros alimentos e sais minerais para serem melhor absorvidas.

A maioria das vitaminas pode ser tomada com segurança, mas no caso de pessoas com problemas de saúde crônicos, ou de uma doença específica ou com finalidades antioxidantes, é necessário que seja feita a prescrição por um Médico Especialista em Nutrologia, que vai verificar com segurança se a pessoa tem alguma deficiência vitamínica e indicará a combinação adequada de vitaminas e sais minerais que atuarão em conjunto para tornar mais saudável quem as ingerir.
http://www.palavrademedico.kit.net/tema05.htm
http://www.ortomolecularmedicina.com.br/

Coenzima Q-10: o supernutriente - O composto do coração.
A Coenzima Q-10 (Co Q-10), é uma substância vitamina-símile, que encontra-se naturalmente presente em quase todas as células humanas, bem como em muitos alimentos. 

Este composto tem um papel de fundamental importância nos processos de produção de energia do nosso organismo, particularmente nas mitocôndrias, que são pequenas partes de nossas células, fabulosamente especializadas na produção de ATP, unidades básicas de energia utilizadas pelo nosso corpo para manter todas as nossas funções vitais.

Descoberta em 1957, foi só a partir de meados dos anos 80 que a comunidade científica veio realmente compreender a multivariedade de funções que esta substância exerce no corpo humano.

A partir dos 30-35 anos, fase de vida em que começamos efetivamente a envelhecer, os níveis de Co Q-10 começam igualmente a declinar, sendo mandatória a sua reposição diária através da suplementação por via oral. As doses, dependendo da idade e das necessidades individuais, podem variar de 50 a 200mg/dia.

Nos últimos 15 anos, centenas de milhares de trabalhos científicos ao redor de todo o mundo, têm apontado e confirmado inúmeras e importantíssimas ações de Co Q-10, dentre as quais:

- Aumento da capacidade imunológica.

- Redução do tempo de cicatrização.

- Melhora da resposta ao trauma cirúrgico.

- Diminuição da incidência de doenças neurodegenerativas.

- Melhora a função tireoidiana.
- Ajuda à infertilidade feminina.

- Reduz a incidência da doença periodontal, que é uma das principais causas de perda dentária.

- Ajuda nos controles do diabetes e aumenta a resposta ao esforço físico.

É, entretanto, no coração, aonde os efeitos desta substância são mais impressionantes.

Inúmeros e recentes estudos científicos, realizados nos quais mais importantes centros de pesquisa do mundo, são unânimes em apontar exuberantes benefícios para o coração humano, quando suplementamos a Co Q-10.
O grupo de condições cardíacas é bastante extenso e inclui: insuficiência cardíaca congestiva, cardiomiopatia, hipertensão, angina, prolapso mitral, arritmias variadas, aterosclerose, peroxidação lipídica, proteção do miocárdio durante cirurgias cardíacas, dentre outras.